Como o som que um pássaro enjaulado emitiria ao sentir-se aprisionado.
Lívia já havia se preparado psicologicamente para ser rejeitada. Justo quando pensava em dizer mais alguma coisa para mudar de assunto, Frederico falou de repente, num tom difícil de decifrar:
— Se você quer vê-lo, então naturalmente iremos.
— ??
A jovem ficou atônita.
Ela não tinha alimentado grandes esperanças quanto àquilo. Quem diria…
Ele havia concordado?
—
Caverna da Montanha Demoníaca.
Depois de entrar naquela caverna profunda e sombria, Lívia sentiu um frio penetrante até nos ossos. Baixou a cabeça e apertou depressa o manto negro ao redor do corpo.
O manto era um pouco grande demais e praticamente a cobria inteira. Além disso, a iluminação era fraca, e ela caminhava cambaleante, como se fosse cair a qualquer momento.
Havia um toque de nervosismo em seus olhos verdes. A jovem temia tropeçar no chão plano.
Seria humilhante demais!
A Caverna da Montanha Demoníaca era o território dos monstros da Montanha Negra. Assim que Frederico chegou, eles ficaram inquietos.
— Frederico! O que veio fazer aqui? Está tentando nos provocar de propósito?
Como inimigos jurados havia muitos anos, os monstros da Montanha Negra e os espectros acumulavam um profundo rancor entre si. Naturalmente, não demonstravam a menor simpatia por Frederico.
Ele permaneceu imóvel, mas Lívia, atrás dele, não conseguiu evitar aguçar os ouvidos.
Quem havia falado? Ela não conseguia ver ninguém…
A pequena jovem esticou discretamente a cabeça e viu, diante de Frederico, vários monstros com formas semelhantes a montes de lama. Eram ainda mais estranhos que os espectros, criaturas que ela jamais havia visto.
Eram um tanto feios.
Os monstros da Montanha Negra ainda tentavam adivinhar quais eram as verdadeiras intenções de Frederico quando, de repente, viram atrás dele a cabeça de uma jovem humana. Em um instante, ficaram completamente chocados.
— Hu-humana?!
Os monstros da Montanha Negra viviam havia anos na Caverna da Montanha Demoníaca e não saíam dali fazia muito tempo. Ao se depararem subitamente com uma humana tão bela e delicada, era impossível não ficarem espantados.
Esperem!
Por que ela cheirava tão bem?
Ao sentirem no ar o aroma suave e quase imperceptível da jovem, os monstros da Montanha Negra pareceram descobrir algo completamente novo e começaram, um após o outro, a cheirar os companheiros ao redor.
— De quem vem esse perfume? É seu?
— Você não tem perfume nenhum. Que fedor! Com certeza não é você.
— Você fede ainda mais!
— …
Eles foram discutindo até começarem a brigar. As vozes chegaram aos ouvidos de Lívia, que piscou, completamente confusa.
Depois de observar por um bom tempo, chegou a uma conclusão:
Será que…
Eles estavam brigando?
A jovem não entendia o que diziam, mas, pelo estado em que se encontravam, percebeu que pareciam furiosos.
Frederico observou aquele grupo de estúpidos monstros da Montanha Negra e pensou que eles realmente faziam jus à fama de inimigos dos espectros durante tantos anos. Eram igualmente tolos.
Pensando por outro lado, ao menos eram adversários à altura.
Os monstros permaneceram em um impasse por algum tempo, até que, por fim, alguém berrou:
— Já sei! Esse aroma vem daquela pequena humana!
Assim que ouviu aquilo, o restante dos monstros voltou o olhar para Lívia. Depois de refletirem por um instante, concluíram que talvez fosse mesmo possível.
Afinal, Frederico era seu inimigo mortal. Ele fedia ainda mais do que eles; como poderia ser a fonte daquele perfume?
Portanto, só havia uma possibilidade.
Ao perceber que aquele grupo de monstros desconhecidos a encarava sem piscar, Lívia sentiu um arrepio na nuca. Caminhou dois passos na direção de Frederico e estendeu discretamente os dedos delicados para agarrar a barra de seu manto negro.
Os sentidos de Frederico sempre foram mais aguçados que os das outras criaturas. Assim que ela se aproximou, ele percebeu.
Era um gesto repleto de dependência.
A parte dos dedos que ela deixava à mostra era branca e delicada como um broto de salgueiro. Eles apertavam com força o manto negro, cujo tom contrastava vivamente com a brancura de sua pele. A escuridão que cobria os olhos vermelhos do homem se dissipou, transformando-se gradualmente em um brilho sedutor e maligno.
Ele gostava muito da sensação de ser necessário à jovem.
Era completamente diferente da frustração de antes, quando nem sequer conseguira vingá-la.
Até os monstros da Montanha Negra deixaram de parecer tão desagradáveis quanto antes.
— Já chega. Não vim aqui para relembrar os velhos tempos. Só quero perguntar uma coisa: onde está Bulvo? — disse Frederico.
— Bulvo?
Eles ficaram paralisados. Só depois se lembraram de que aquele parecia ser o nome do frágil espectro que os outros haviam lançado na Caverna da Montanha Demoníaca alguns dias antes.
Seus olhares se tornaram frios.
— Por que quer saber? Não foi você quem deu a ordem?
Todos sabiam que os espectros que cometiam erros eram lançados até ali. Isso também aliviava bastante o esforço que tinham para encontrar alimento. Bastava esperar naquele lugar, e uma fonte inesgotável de comida lhes era entregue.
Bulvo, naturalmente, não fora exceção.
Um lampejo de impaciência passou pelos olhos de Frederico.
Se não estivesse preocupado com a jovem atrás de si, já teria deixado de ser educado com eles. E agora ainda ousavam revelar a verdade de maneira tão direta.
Estavam simplesmente pedindo para morrer!
A escuridão negra em torno de seu corpo começou a se agitar, mas, naquele momento, Lívia franziu o nariz delicado e espirrou.
— Atchim!
Depois do espirro, seus olhos se encheram de um leve brilho úmido. Ela esfregou a ponta avermelhada do nariz e mordeu o lábio delicado com os dentes brancos, parecendo injustiçada.
Por que espirrara de repente?
Que estranho…
A pequena e bela jovem não fazia ideia do que havia acontecido. Ao ouvir seu espirro, Frederico enrijeceu o corpo.
Maldição.
Inalar aquela energia negra fazia mal ao corpo humano. Como pudera se esquecer disso?
Havia um toque de arrependimento nos olhos do homem. Ele conteve silenciosamente a irritação e voltou sua fúria contra o grupo de monstros à sua frente.
— Só precisam me dizer onde ele está. Poupe-me dos rodeios.
Os monstros da Montanha Negra sorriram de maneira sinistra.
— Onde mais ele poderia estar? É claro que está dentro de nossas barrigas!
A criatura falou em um português rudimentar.
Frederico não se surpreendeu com a resposta. Lívia, porém, ficou subitamente imóvel. Seus olhos verdes se ergueram, desamparados, incapazes de assimilar aquela notícia.
Bulvo…
Ele estava morto?
O coração da jovem doeu levemente. Embora os espectros fossem todos muito parecidos, Bulvo sempre fora gentil com ela.
Ela o havia usado, e aquela culpa permanecera enterrada no fundo de seu coração. A princípio, acreditara que ainda poderia pedir desculpas pessoalmente. Agora, porém, isso havia se tornado impossível.
Com um leve estalo, uma lágrima cristalina escapou dos olhos de Lívia. Como pérolas desprendidas de um fio, elas rolaram uma após outra por seu rosto.
Um choro fraco, semelhante ao ganido de um animalzinho, escapou de seus lábios.
— Soluço…
Aquele pranto contido e silencioso lembrava o piar de um passarinho preso em uma gaiola. Frederico sentiu como se seu corpo tivesse sido arrastado para o fundo do mar. O ar em seu peito se tornava cada vez mais escasso, e ele tinha a sensação de estar prestes a se afogar.
Virou-se rigidamente. Seu coração parecia ter sido colocado sobre uma frigideira em brasa.
— Não chore, está bem?
O homem olhou, desajeitado e perdido, para a jovem que derramava lágrimas.
Ele se arrependeu de tê-la levado até ali.
Ela era tão pura… Naturalmente ficaria triste ao descobrir aquilo.
Ele não deveria ter rasgado aquela verdade tão cruel diante dela apenas porque sentira ciúmes do fato de Bulvo receber sua atenção.
Ela deveria ser protegida com todo o cuidado, tratada como uma joia nas palmas das mãos.
Não deveria estar daquele jeito.
Frederico quase foi consumido pelo arrependimento que lhe corroía o coração.