Capítulo 26: Se o tio pode tolerar, a tia certamente não pode!
"Você acha que, por dizer que não roubou, eu vou acreditar? Sua velha decrépita, está protegendo ele, é? Pois muito bem, trate de arranjar cinco mil reais para levar meu filho ao médico. Quem sabe que tipo de germes aquelas mãos imundas dele podem ter passado!"
Como diz o ditado, cada panela tem sua tampa. Esse sujeito, conhecido como Daniu, era um notório arruaceiro da aldeia, um homem sem escrúpulos que não movia uma palha para trabalhar, deixando suas terras serem tomadas pelo mato.
Mas ele pouco se importava. Quando chegava a época da colheita, ele observava cujas plantações estavam melhores e contratava um grupo de homens para ceifar tudo na calada da noite. Depois, apontava para seu próprio terreno coberto de ervas daninhas e insistia, com descaramento, que aquela colheita era dele.
Valendo-se de sua compleição robusta e de seu temperamento cruel, e contando com o boato de que tinha um parente influente na cidade, todos na aldeia engoliam a raiva em silêncio. Até o chefe da aldeia precisava lhe dar certa deferência. Ele se tornou, de fato, um tirano local.
Sua esposa, Cuihua, não era diferente. Tinha uma língua mais suja que fossa de banheiro; se algo não saísse como ela queria, era capaz de bloquear a porta da sua casa e xingar por três dias e três noites seguidas. Por isso, no dia a dia, todos evitavam passar perto da casa deles.
Vendo que ela estava prestes a começar um escândalo, as pessoas ao redor deram meia-volta e voltaram para suas casas; ninguém ousou dizer uma palavra em defesa do rapaz mentalmente incapaz ou da velha senhora Liu.
"Esposa do Daniu, veja, o cachorro de vocês está bem. Além disso, o rapaz já foi castigado por vocês, deixem-no em paz. Ele é apenas um bobo, para que levar isso tão a sério?"
A senhora Liu morava ao lado da casa de Daniu e eram vizinhos há muitos anos. Embora tivesse sofrido incontáveis humilhações por parte deles, ela ainda reuniu coragem para tentar proteger o rapaz.
"Sua velha maldita, não pense que, por ser idosa, eu não teria coragem de bater em você! Escute bem: se não aparecerem cinco mil reais hoje, nenhum dos dois sai daqui!"
Era claramente uma extorsão.
Olhando para Cuihua, que parecia uma verdadeira bruxa enfurecida, a senhora Liu não teve escolha a não ser engolir o choro. Com as mãos trêmulas, tirou do bolso um saquinho plástico cuidadosamente dobrado. Ao abri-lo, revelou quinhentas notas de valor novo.
"Esposa do Daniu, veja, só tenho isso. Foi o auxílio que recebi ontem na cidade. Por favor, tenham piedade e deixem o rapaz em paz."
Suas mãos trêmulas, porém, não despertaram um pingo de compaixão. Cuihua estendeu a mão, como uma garra de galinha, e arrancou as quinhentas notas, continuando a vociferar sem parar.
"Só quinhentas? Você acha que está dando esmola a um mendigo? Se não tem o dinheiro, tudo bem, coloque sua casa como garantia para nós. De qualquer forma, você é uma velha desamparada, seus filhos já morreram todos!"
O casal já estava de olho na casa da senhora Liu há muito tempo. Anos atrás, quando construíram a própria moradia, já tinham invadido uma parte do terreno dela. E, pelo visto, agora pretendiam tomar tudo para si.
"Isso... isso não pode ser. Esta casa, eu a guardei para o meu neto!"
Ao mencionar o filho, os olhos da senhora Liu encheram-se de lágrimas.
Seu filho era um honrado bombeiro que, cinco anos atrás, sacrificou a vida durante uma missão de combate a incêndio. Sua nora, devastada pela dor, recusou-se a casar novamente, apesar dos conselhos de muitos, inclusive da própria sogra, e continuou a criar o neto sozinha na cidade. Sempre que o menino entrava de férias, vinha visitá-la, tratando a sogra com o mesmo carinho que dedicaria a uma mãe.
A senhora Liu sabia muito bem o quão difícil era para uma mulher criar um filho sozinha. Por isso, estava decidida a proteger aquela casa para, no futuro, aliviar o fardo da nora e do neto, já que se falava há tempos sobre uma possível desapropriação na área.
"Velha asquerosa, não abuse da nossa paciência! Sua nora vai acabar se casando de novo, seu neto vai levar o sobrenome de outro homem, essa casa velha não serve para nada! Se não entregar hoje, eu mato você!"
Daniu arregalou os olhos, avançou para cima da senhora Liu e agarrou-a pelo colarinho. Com aquele olhar selvagem, parecia prestes a devorá-la.
"Solte! Solte, solte sua mão!"
O rapaz, que até então parecia alheio a tudo, encontrou forças não se sabe de onde. Levantou-se de um salto e empurrou o peito de Daniu com tal violência que o brutamontes caiu estatelado no chão.
Daniu não aceitou aquilo. Jamais passara por tal humilhação; afinal, ele era quem sempre intimidava os outros. Furioso, apanhou uma pá que estava por perto e desferiu um golpe contra a cabeça do rapaz. Se acertasse, seria fatal.
"Pare!"
No momento crítico, uma mão firme como rocha segurou o cabo da pá. Por mais que Daniu fizesse força, não conseguiu movê-la um milímetro sequer.
"Moleque insolente, solte isso!"
Quem chegava era Zhang Shiyi. Ele já vira muita injustiça na vida, mas era a primeira vez que presenciava alguém tão tirânico, que, após tentar extorquir, ainda queria ferir os outros. Aquilo era intolerável!
"Quer que eu solte? Pois bem!"
Zhang Shiyi elevou a mão e, aproveitando o impulso de Daniu que puxava a pá com toda a sua força, soltou o objeto. O desequilíbrio foi instantâneo, e Daniu rolou pelo chão soltando gemidos de dor.
"Socorro! Estão tentando me matar!"
A voz estridente de Cuihua soou novamente, fazendo os ouvidos de Zhang Shiyi zumbirem.
"Cale a boca!"
Irritado a ponto de querer cometer um ato extremo, Zhang Shiyi deu um passo à frente e apanhou um tijolo de pedra azul que estava no chão.
"O-o que você vai fazer? Eu aviso, tenho gente importante do meu lado! Se você ousar me bater, vou mandar te prenderem!"
O casal, ao ver a cena, recuou, perdendo a coragem, embora continuassem com as ameaças.
"Bater em vocês? Isso sujaria minhas mãos! Se voltarem a intimidar alguém, este tijolo será o destino de vocês!"
Dito isso, Zhang Shiyi apertou o tijolo de pedra azul com a mão, reduzindo-o a pó. Ao abrir a palma, o pó de pedra dispersou-se ao vento.
Diante disso, o casal ficou mudo, como galos com o pescoço apertado, sem conseguir emitir um único som.
Satisfeito com o efeito de sua demonstração de força, Zhang Shiyi ajudou a senhora Liu e o rapaz a se levantarem.
"Vovó, ainda estou com fome. A senhora poderia preparar algo para eu comer?"
Zhang Shiyi disse isso de propósito, para que o casal soubesse que aquela bondosa senhora não estava sozinha, e que, se quisessem intimidá-la novamente, deveriam medir bem as suas forças.
"Claro, claro, meu filho. Venham comigo para casa, eu preparo algo para vocês."
Ao entrar, Zhang Shiyi percebeu a extrema simplicidade daquela vida. Os móveis antigos contavam a história dos tempos passados, mas tudo estava impecavelmente limpo.
"Ainda há mingau no fogo. Se não se importarem, sirvam-se."
O mingau preparado pela senhora Liu era delicioso. Mesmo acompanhado apenas por um pouco de conserva, Zhang Shiyi devorou três tigelas.
"Meu pobre rapaz, deixe-me ver se você se machucou em algum lugar."
A senhora Liu não se importou com o odor do rapaz e examinou-o com cuidado. Ele apenas sorria, sem se esquivar, deixando a senhora cuidar dele.