Capítulo 26: A Onisciência
Os artilheiros japoneses entraram prontamente em ação, buscando posições adequadas para abrir fogo. Kutada, com o rosto sombrio, caminhava de um lado para o outro, resmungando como um cão raivoso que perdeu o juízo.
— Comandante de companhia, temo que não possamos atirar daqui. E se os projéteis caírem na Concessão Internacional? — um tenente japonês aproximou-se, expressando sua preocupação.
Kutada hesitou, e sua expressão tornou-se ainda mais carregada. Estava claro que a raiva lhe nublara o julgamento, fazendo-o esquecer aquele detalhe crucial.
— Imbecil! Por que não me avisou antes? — Kutada desferiu um tapa no rosto do sentinela, deixando-o atordoado.
Em seu íntimo, o soldado amaldiçoou: "Maldito seja, como ele pode pôr a culpa em mim?"
Incapaz de ordenar o bombardeio, Kutada descontou sua fúria nos subordinados. A força principal dos japoneses também permaneceu imóvel, sem ousar se aproximar do armazém. O desejo de muitos soldados de obter glória fácil havia se dissipado completamente.
Na altura da estrada Guomin, as tropas japonesas também não avançaram, mantendo-se fora do alcance dos defensores. Após perderem dois pelotões para a guarnição, os japoneses já não se atreviam a avançar de forma imprudente. Provavelmente, estavam reunindo seus comandantes de alto escalão para uma conferência de guerra.
No topo do armazém, o coronel subiu novamente, observando o movimento das tropas inimigas com seu binóculo. O major Yang, após um breve período de atividades, juntou-se a ele.
— Esta divisão de elite japonesa não é lá essas coisas. Bastou perderem pouco mais de cem homens para pararem de avançar. Pelo visto, eles também morrem de medo — comentou o major Yang com um sorriso.
Naquele momento, os arredores do Armazém Sihang estavam silenciosos, quase como se tivessem se tornado uma zona de vácuo.
— Eles estão preparando algo grande, querendo usar armamento pesado contra nós. Infelizmente, a localização aqui é muito particular; o uso de armas pesadas atingiria facilmente as concessões das potências estrangeiras. Imagino que, no fim, recorrerão ao método de combate de sempre: coordenação entre infantaria e tanques, talvez com o apoio de canhões de infantaria disparando simultaneamente — ponderou o coronel enquanto observava, descrevendo com precisão quase total as táticas inimigas.
Wen San também observava, mas sua mente estava focada no inimigo, esforçando-se para ouvir os planos de batalha dos japoneses. O comandante da divisão já havia reunido todos os comandantes de nível de companhia. O capitão Kutada foi duramente repreendido e, além de pedir desculpas incessantemente, não ousou dizer uma única palavra.
Wen San pensou que, se pudesse lançar uma bomba de grande porte ali, eliminaria todo o alto comando da 3ª Divisão de uma só vez. Infelizmente, era apenas um devaneio; as forças nacionalistas não dispunham de tal recurso. Havia dois morteiros de calibre 60, mas o alcance era curto e a precisão baixa, tornando-os praticamente inúteis.
— Esta batalha será difícil de travar. Muitos de nossos armamentos pesados não podem ser usados, o que traz grandes dificuldades às nossas operações. Pretendo mobilizar quatro tanques para atacar a partir de duas direções diferentes. Ao mesmo tempo, solicitarei apoio aéreo para tentar abrir uma brecha à força durante a tarde. Assim que nossos homens entrarem no armazém, a defesa das tropas chinesas será inútil... — explicou o comandante da divisão, apontando para o mapa tático. Ele detalhava as rotas, edifícios próximos, pontos de cobertura, posições de fogo e a direção principal do ataque.
Enquanto os japoneses discutiam sobre o mapa, Wen San comparava as informações com a realidade. Era preciso admitir: os mapas táticos japoneses eram minuciosos. Em tão pouco tempo, já haviam mapeado tudo ao redor do Armazém Sihang.
— O ataque da tarde se concentrará no portão do armazém. Embora seja de ferro, sua espessura é limitada. Disparar vários tiros de tanque contra ele deve ser suficiente para abri-lo. Se não for possível, enviaremos homens para forçar a entrada com cargas explosivas.
A determinação dos japoneses era evidente. O portão do armazém era, naturalmente, um ponto central da defesa, onde o fogo de armas leves e pesadas estava muito bem posicionado. Mesmo que pagassem um preço alto, o sucesso não era garantido.
Após expor o plano, o comandante da divisão voltou o olhar para seus subordinados, esperando sugestões.
— Senhor major-general, o poder de fogo instalado pela infantaria chinesa no topo do armazém é formidável e precisamos encontrar uma maneira de neutralizá-lo. Os dois pelotões que foram dizimados anteriormente caíram porque aquele fogo intenso cortou suas rotas de retirada; caso contrário, jamais teriam sido completamente aniquilados — aproveitou Kutada para intervir.
O comandante da divisão lançou-lhe um olhar de desdém, como se ele não estivesse prestando atenção.
— Não lhe disse que solicitei apoio aéreo? Os aviões servem justamente para lidar com eles.
— E se o apoio aéreo não chegar a tempo? — retrucou Kutada, insatisfeito.
A coordenação entre as diferentes forças japonesas era problemática, e a rivalidade entre a Marinha e o Exército era profunda. Embora não chegassem a sabotar uns aos outros durante o combate, situações como aquela eram esperadas.
A 3ª Divisão, apesar de ser uma unidade de elite, precisava formalizar pedidos para que a Força Aérea atuasse, e a chegada do apoio dependia da situação real. Na Batalha de Xangai, os japoneses empregaram mais de duzentas mil tropas, e a linha de frente era extensa. O número de aeronaves era limitado e estava sob o comando do quartel-general do Exército. Como a 3ª Divisão era ligada à Marinha, o apoio não era garantido.
Se o apoio aéreo falhasse, seriam forçados a usar morteiros. Contudo, as posições de tiro eram restritas; precisariam se aproximar muito para que os projéteis atingissem o topo do armazém com precisão, sem risco de acertar as concessões americana ou britânica. Mas, ao se aproximarem, ficariam ao alcance dos defensores, e as metralhadoras pesadas ali não estavam para brincadeira.
O comandante da divisão não respondeu à pergunta de Kutada, pois ele mesmo não tinha certeza sobre o apoio aéreo. O pedido já havia sido enviado. A decisão de atacar apenas à tarde era, na verdade, uma tentativa de aguardar esse suporte. Os japoneses raramente deixavam um revés sem resposta, e sua paciência era curta.
— Senhor general, acredito que não podemos apenas esperar. Há muitos edifícios ao redor do Armazém Sihang. Por que não enviamos tropas excedentes para ocupá-los? Embora não sejam tão altos quanto o armazém, podem servir de apoio. Além disso, serviriam como cobertura para fornecer fogo de suporte às nossas forças de ataque, reduzindo nossas baixas — sugeriu um dos coronéis japoneses.
Como um batalhão inteiro era grande demais para o terreno restrito, cercar o armazém por todos os lados com um grande número de soldados era irrealista. Táticas de desgaste apenas enviariam homens para a morte em ondas sucessivas. Ocupar os edifícios vizinhos era, portanto, uma estratégia pragmática. Serviriam como base para tiroteios e proteção para as tropas terrestres, sendo uma solução vantajosa.
O comandante da divisão ponderou por alguns minutos, encarando o mapa.
— Pelo visto, você acredita que esta será uma guerra de atrito?