Capítulo 9: Vento a favor, um golpe decisivo para aniquilar o inimigo
«Malditos, é uma emboscada! Abaixem-se! Abaixem-se!»
O comandante japonês rugiu desesperadamente. Ele jamais imaginou que aquele pequeno monte, que julgava vazio, escondia um grupo de ceifadores impiedosos.
Na verdade, mesmo sem o comando, os soldados japoneses sabiam que deveriam se deitar. Contudo, como Wen San previra, estando expostos logo abaixo do monte, não havia qualquer cobertura que pudesse protegê-los.
As balas que zumbiam incessantemente abriam, quase sem exceção, lindas flores de sangue nos corpos dos invasores. A distância era tão curta que, a menos que estivessem atirando de olhos fechados, o acerto era quase garantido. O sargento que gritava mais alto teve a cabeça perfurada por um orifício sangrento — uma obra de arte de Wen San.
Alguns japoneses, reagindo rapidamente após serem atingidos, arrastaram os corpos de seus companheiros mortos para usá-los como escudo antes de tentarem revidar. Porém, seus disparos mal conseguiam atingir os soldados escondidos atrás dos montes de terra, levantando apenas um pouco de poeira.
Houve quem tentasse lançar granadas de mão. Àquela distância, eram a maior ameaça, mas, como os soldados estavam deitados, faltava-lhes o impulso necessário. As granadas não alcançavam o topo do monte e acabavam rolando de volta, explodindo entre eles e provocando gritos de agonia.
«Imbecis! Parem de lançar granadas, enlouqueceram?» gritou o oficial japonês, contendo a estupidez de seus homens. Deitados, era difícil gerar força, mas, se se levantassem, morreriam ainda mais rápido!
«Irmãos, atirem com tudo! Foquem naqueles que gritam mais alto!» ordenou Wen San enquanto disparava. Normalmente, os que gritavam mais eram os oficiais.
Nesse momento, duas balas passaram zunindo sobre a cabeça de Wen San, dando-lhe um susto. Mesmo assim, ele manteve a postura, focando em seus alvos sem se encolher. A memória do proprietário original do corpo lhe dizia: balas que passam zunindo não representam ameaça imediata, pois estão longe; mas, se ouvir um estalido seco, é hora de ter cuidado, pois o projétil passou rente ao corpo.
Wen San sentia-se cada vez mais impulsionado pela batalha, fundindo-se completamente com o instinto de combate do antigo dono. Ele executava movimentos por pura intuição, sem qualquer vestígio da hesitação de um novato.
A emboscada corria como planejado. Os japoneses lá embaixo não conseguiam sequer levantar a cabeça para formar uma resistência eficaz. As raras vezes em que tentavam se levantar para disparar, o faziam sem qualquer precisão. Após alguns minutos de tiroteio, mais da metade daquele destacamento japonês estava fora de combate.
Diante de um revés tão severo, o comandante japonês ordenou a retirada. O terreno era desfavorável; a tropa não conseguia se espalhar nem organizar um ataque. Se levantassem a cabeça, eram atingidos; se ficassem baixos, eram alvejados nas costas. Permanecer ali significava o aniquilamento total.
Embora cruéis, os japoneses não eram estúpidos e não se sacrificariam em vão. Deixando para trás mais de vinte cadáveres, começaram a recuar montanha abaixo, rolando e rastejando. A rapidez da descida dificultava a mira de Wen San e seus homens.
No topo, os soldados, acostumados às duras condições de guerra, estavam eufóricos. Em pouco tempo, eliminaram mais de vinte inimigos, deixando o destacamento inimigo em frangalhos. Do lado deles, apenas três sofreram ferimentos leves, que, com um curativo rápido, não os impediriam de continuar lutando. Foi uma vitória estimulante. Historicamente, um único destacamento japonês era capaz de perseguir um batalhão inteiro do exército nacional com extrema arrogância, sem que os soldados pudessem fazer nada. Comparado a isso, o desempenho do esquadrão improvisado de Wen San era glorioso.
Vendo os inimigos fugirem, os homens ficaram impacientes, querendo sair das trincheiras para perseguir e ampliar a vantagem.
«Não se precipitem! Eles ainda estão ao alcance. Mirem bem, cada um que eliminarmos é um a menos», ordenou Wen San, contendo o ímpeto dos soldados. Ele sabia que, embora a perseguição pudesse aumentar as baixas inimigas, traria perdas irreparáveis para o seu próprio grupo. Não se podia subestimar a capacidade de combate japonesa; mesmo em desvantagem, eles lutariam com ferocidade. Com sua superioridade de equipamentos e treinamento, um confronto direto fora das trincheiras não seria sábio.
Wen San preocupava-se com o fato de ter apenas vinte homens; qualquer baixa tornaria a defesa da posição mais difícil. Eliminar alguns japoneses a mais não alteraria o destino da batalha, pois reforços inimigos logo chegariam. Sua missão era ganhar tempo para a retirada do exército nacional.
Sob as ordens de Wen San, os soldados se acalmaram. Os japoneses estavam a cinquenta ou sessenta metros de distância; com calma, ainda poderiam abatê-los. No entanto, a precisão das armas dos seus soldados era baixa, e a taxa de acerto caiu drasticamente.
Matsui Ichiro, o comandante japonês, recuperou a compostura rapidamente. Seus olhos avistaram uma depressão no terreno e ele ordenou que seus homens recuassem para lá. Ele pretendia criar uma linha de confronto, esperando pelos reforços com morteiros para reverter a situação.
Wen San percebeu a intenção. Se os japoneses alcançassem aquela depressão, estariam protegidos. «Irmãos, lancem granadas! Tentem mirar à esquerda para empurrá-los para o campo aberto à direita. Lao Wan, não economize munição, bloqueie a rota da esquerda!»
O comando foi imediato. Quando os japoneses tentaram correr para a depressão à esquerda, as granadas caíram, lançando três deles pelos ares. A metralhadora de Lao Wan rugiu, selando o destino de quem ousasse seguir por aquele caminho.
«Aquele sujeito lá em cima previu meu plano? Maldito!» Matsui estava furioso e apavorado. Seus homens morriam aos poucos. Sem armas pesadas, que haviam ficado para trás, e sem qualquer eficácia no contra-ataque, não restava alternativa senão fugir para a direita, em terreno aberto, onde seriam alvos fáceis até conseguirem sair do alcance dos fuzis. Foi uma batalha humilhante.