Capítulo 16 016

Depois de um noivado por contrato com Holmes Águas de outono límpidas. 3496 palavras 2026-07-29 20:48:28

Holmes levantou-se para se lavar, trocando o robe por uma camisa roxa escura de gola alta, combinada com calças pretas. Bocejando, dirigiu-se à sala de jantar; a jovem que perturbara seu sono já havia partido. Puxou uma cadeira e sentou-se, perguntando casualmente: "Onde está Agatha?"

Watson já terminara o café da manhã, segurando o jornal matinal. O anúncio de objetos perdidos, que ele tivera que providenciar na redação na madrugada anterior, já fora publicado, e logo alguém viria até o número 221B da Baker Street para reclamar seus pertences. Seus olhos se desviaram do jornal para Holmes, e ele disse alegremente: "Você é tão inteligente, por que não tenta adivinhar para onde ela foi?"

Não havia mistério algum. Exceto subir ao terceiro andar, para onde mais Agatha iria? Holmes não respondeu, limitando-se a comer pão e beber café em silêncio. De repente, a jovem que deveria estar no terceiro andar entrou pela porta principal e perguntou: "Doutor Watson, vocês têm um vaso de flores aqui?"

Watson ficou confuso. O apartamento de dois solteiros nunca abrigara outra coisa senão cachimbos, garrafas de bebida e frascos para experimentos químicos. Ele perguntou: "Para que você precisa de um vaso?"

Agatha respondeu: "Prometi à senhora Hudson ajudar a arrumar os lírios que ela comprou esta manhã, mas procurei por todo lado e não achei nenhum vaso."

Watson estava prestes a dizer que não havia nenhum, quando Holmes, sem levantar a cabeça, respondeu preguiçosamente: "Parece que há um vaso acumulando poeira na despensa. Vai lá e procura."

Watson arregalou os olhos para Holmes. Agatha, feliz, foi até a despensa e realmente encontrou um vaso. Ela o levou consigo e, antes de sair, disse aos dois homens: "Vou ajudar a senhora Hudson a arrumar os lírios e já volto."

Watson observou Agatha sair silenciosamente e, depois que ela fechou a porta, comentou com Holmes: "Aquele vaso parece ser o que o rei da Boêmia lhe deu."

Holmes refletiu e concordou que era verdade. Ele olhou para Watson e perguntou: "E daí?"

No passado, Holmes ajudara o rei da Boêmia a resolver uma pendência amorosa da juventude. A protagonista desse caso, Irene Adler, deixara uma impressão profunda na mente de Holmes por sua astúcia. Ela era a primeira contralto da Royal Opera House de Varsóvia, tivera um relacionamento com o rei da Boêmia e possuía algumas cartas comprometedoras dele, além de uma fotografia dos dois juntos.

Naquela época, o rei estava prestes a se noivar com a segunda princesa da Escandinávia, temendo que sua antiga amante revelasse o passado obscuro, o que arruinaria o noivado. Por isso, pediu a Holmes que recuperasse as cartas e a foto em posse de Irene.

Após resolver o caso, além de uma generosa recompensa, o rei da Boêmia presenteou Holmes com um vaso de cristal de grande valor, avaliado em mil libras.

O vaso que Holmes mandou Agatha pegar era justamente esse vaso de cristal.

Watson não pôde deixar de alertar Holmes: "Uma pessoa normal não usaria um vaso avaliado em mil libras para arrumar flores."

"Não importa o valor, se algo não cumprir sua função, não passa de lixo," respondeu Holmes preguiçosamente.

Assim como conhecimentos de filosofia e astronomia não ajudam diretamente a resolver casos, um vaso valioso que fica acumulando poeira na despensa é melhor aproveitado para sua finalidade. Porém, Watson achava que Holmes era imprudente: "E se quebrar? Agatha pode ficar preocupada."

O mais importante, para Watson, era que Agatha não teria condições de pagar por um vaso tão caro, embora Holmes provavelmente não a faria arcar com isso.

"Enquanto ela não souber a origem desse vaso, vai pensar que é apenas um vaso comum, uma imitação de cristal, dessas que se encontram por aí, então não haverá problema em arcar com o prejuízo," disse Holmes, tomando o café de uma só vez.

"Se ela quebrar o vaso, você terá que guardar segredo, senão ela vai chorar para você," acrescentou.

Watson ficou sem palavras.

Ignorando a procedência, Agatha voltou para o terceiro andar, pegou uma tesoura e aparou os lírios, arrumando-os na mesa de jantar. Quando a senhora Hudson viu o vaso, seu semblante mudou ligeiramente.

"Foi o Sherlock quem mandou você subir com isso?" perguntou ela.

Agatha, admirando sua obra, não percebeu a estranheza da senhora Hudson. Sorriu com os lábios cerrados e confirmou: "Sim."

A senhora Hudson ficou em silêncio por um momento, fitando o vaso de cristal, depois cuidadosamente retirou duas hastes de lírio e as colocou sobre a mesa. Voltando-se para Agatha, disse: "Pensei melhor, Sherlock não é mais exatamente um solteiro, e você é sua noiva. O apartamento dele deve parecer bem cuidado, alguém deve cuidar dele. Vou ficar com essas duas hastes, elas são suficientes, o resto você pode levar para eles, para dar um pouco de vida à sala de estar."

Agatha não desconfiou, aceitou sorrindo: "Claro, como a senhora preferir."

==

Quando Agatha levou o vaso com os lírios para o segundo andar, Henry Baker, o dono do velho chapéu de feltro, já havia aparecido para reclamar seu chapéu.

A chuva fina havia cessado, o sol rompeu as nuvens e entrou pelas janelas, iluminando o ambiente e trazendo uma sensação de alegria.

Henry Baker usava um chapéu escocês sem aba, era alto, vestia um casaco preto desbotado, com todos os botões fechados até o colarinho.

Agatha lembrou-se das deduções de Holmes e Watson na noite anterior, em que Holmes concluiu que Baker era um intelectual em decadência, ponderado, mas com o vício do álcool, e que seu casamento não era harmonioso.

Ela preparou uma xícara de café para ele, que se curvou em agradecimento: "Muito obrigado."

Holmes sentou-se em frente a ele, Watson no sofá entre eles, enquanto Agatha ia até o bar.

Era a primeira vez que ela via Holmes e Watson trabalhando juntos, e a sintonia entre eles era evidente.

Depois que Henry Baker recuperou seu chapéu, falou com Holmes: "Depois que perdi o chapéu e o ganso, pensei que nunca mais os veria. Fiquei muito feliz ao ver o anúncio no jornal esta manhã. Como o senhor percebe, o chapéu escocês é alegre, mas falta solenidade, não combina com minha idade e posição."

Holmes sorriu: "Não precisa agradecer, senhor Baker. Porém, há algo que gostaria de lhe contar, espero que não se ofenda."

"Do que se trata?" perguntou Baker.

Holmes respondeu: "É sobre seu ganso. Quando ele foi trazido para cá, já estava à beira da morte, e tivemos que comê-lo."

Baker ficou surpreso: "Também trouxeram um ganso para vocês?"

Holmes olhou para o grande ganso branco que caminhava preguiçosamente na varanda e disse com naturalidade: "Sim, aquele pobre ganso passou por uma situação angustiante e ficou quase sem forças. Se não tivéssemos comido, hoje ele provavelmente estaria morto."

Baker demonstrou tristeza, mas não podia reclamar, pois acabara de recuperar seu chapéu graças a Holmes.

Suspirou: "Eu pretendia levar o ganso para a senhora Baker, ela adora ganso assado."

Holmes pegou seu cachimbo de madeira de cerejeira e trocou um olhar com Watson.

Watson, com um ar de desculpas, disse: "Senhor Baker, embora seu ganso tenha sido comido, uma grande ave branca apareceu na varanda de nossa casa há alguns dias, de tamanho parecido. Se não se importar, pode ficar com ela, acredito que a senhora Baker ficará feliz."

"Senhor, você não entende," respondeu Baker, um pouco aborrecido. "Por mais saboroso que seja, esse ganso não é o meu. O meu foi escolhido cuidadosamente no clube de gansos de Natal do bar Alfa, e eu amarrei um cartão na perna para presentear a senhora Baker. Não é um ganso de rua como esse de vocês."

Enquanto isso, o ganso branco caminhava tranquilamente na varanda, indiferente ao reencontro.

Watson, envergonhado, não resistiu e sugeriu novamente: "Senhor Baker, que tal dar uma olhada no nosso ganso antes de decidir?"

Baker lançou um olhar ao ganso, só um olhar, e declarou com firmeza: "Senhor, são certamente diferentes!"

Holmes riu alto: "Tudo bem, senhor Baker. Não sei quanto custou seu ganso gordo, mas estamos dispostos a comprá-lo."

Baker foi sincero: "Não custou nada, o clube de gansos de Natal do bar Alfa só vai até o Natal. Se você consumir uma certa quantia no bar, ganha um ganso de Natal."

O ganso branco, portanto, veio do bar Alfa.

Holmes sorriu: "Então fique tranquilo, esta noite eu o convido para beber no bar Alfa, assim você alcança o valor necessário para ganhar um ganso de Natal."

Baker sorriu e marcou um encontro com Holmes para a noite no bar Alfa, despedindo-se em seguida.

Depois que Henry Baker saiu, Watson perguntou a Holmes: "Vamos mesmo ao bar Alfa esta noite?"

"Claro," respondeu Holmes, recostando-se na poltrona e balançando-se novamente. "Como você viu, Henry Baker não sabe nada sobre o caso da lágrima do anjo. A joia dentro do ganso certamente foi colocada por alguém. Temos que investigar o clube de gansos de Natal do bar Alfa."

Agatha não pôde deixar de perguntar: "E quanto a John Horner?"

Holmes virou a cabeça para ela.

Agatha trouxe duas xícaras de chá para Watson e Holmes e disse: "John Horner desapareceu. Você não prometeu ao inspetor Lestrade que ele voltaria para casa para passar o Natal com a esposa e os filhos?"

Holmes acreditava que o desaparecimento de John Horner estava certamente ligado ao leilão da lágrima do anjo. Saber quem colocou a joia no ganso poderia levar até Horner, ou não. Ninguém poderia garantir.

Agatha olhou para Holmes com expressão séria: "Se o segredo bombástico que John Horner revelou for que ele já sabia que a lágrima do anjo era uma falsificação, será que ele não foi assassinado?"