Capítulo 9.009
Quando Agatha soube que Mycroft Holmes estava na Baker Street, sua primeira reação foi: qual Mycroft?
Seria o auditor brilhante e perspicaz do livro original, que se autodenominava um homem de profunda beleza interior, ou o Mycroft da televisão, alto, magro, rico, que vigiava toda a Inglaterra e era um irmão superprotetor?
Seja qual fosse, ela parecia ter que encontrá-lo na condição de futura cunhada.
...O que Holmes pensava disso?
Bem.
Provavelmente, Holmes não pensava nada; ele não se importava com essas trivialidades.
Agatha trocou de roupa e desceu.
A porta do apartamento no segundo andar estava entreaberta. Ao empurrá-la, viu Holmes sentado em sua poltrona, com um violino sobre as pernas. Ele estava de cabeça baixa, dedilhando as cordas de forma distraída, com uma expressão de total descontentamento.
Agatha: "..."
Parecia que a relação entre os irmãos não era das mais profundas, talvez estivesse até em terreno perigoso.
Desviando o olhar de Holmes, ela viu Mycroft.
Mycroft vestia uma camisa branca e um terno cinza de alfaiataria impecável. Seu porte era o de um homem da elite, com uma presença tão marcante que era impossível ignorar.
Ele estava de mãos nos bolsos, parado à frente de Holmes, aparentemente observando o irmão mais novo.
Mycroft estava de costas para ela, por isso Agatha não conseguia vê-lo com clareza.
Ao ouvir o movimento, ele se virou.
Agatha viu os olhos cinzentos dele, idênticos aos de Holmes — uma tonalidade muito peculiar que mudava conforme a incidência da luz.
Ao vê-la, um sorriso surgiu lentamente em seu rosto: "Olá, sou Mycroft Holmes."
Sua postura era descontraída, como se estivesse em sua própria casa.
Holmes franziu a testa, encarando a nuca do irmão com um tom ríspido: "Você não deveria estar ocupado ajudando o governo a criar uma nova agência? Por que ainda está aqui?"
A família Holmes parecia ter a característica comum de pernas longas. Mycroft, como se não tivesse ouvido o irmão, caminhou a passos largos até Agatha e estendeu a mão:
"É um prazer conhecê-la, Agatha."
Agatha piscou e apertou a mão dele: "É um prazer, muito prazer."
Mycroft arqueou as sobrancelhas, avaliando-a.
Agatha caminhou com naturalidade até o bar e perguntou, sorrindo: "O que o senhor gostaria de beber? Café ou chá?"
A voz fria de Holmes ecoou:
"Ele já vai embora, não quer nada."
Mycroft, como se não tivesse ouvido nada, apoiou-se no balcão, tamborilou os dedos no tampo e disse gentilmente a Agatha: "Chá, por favor."
Agatha sorriu para ele e preparou o chá com destreza.
Mycroft: "Sherlock disse que você está noiva dele."
Agatha: "...Sim."
"Ele é sempre assim, nunca consulta a família sobre nada."
Agatha deu um sorriso leve, concentrada no chá, e não respondeu. Assuntos entre irmãos eram melhor resolvidos pelos próprios irmãos.
Independentemente da personalidade deste Mycroft, ele era, sem dúvida, um irmão superprotetor.
Bastou um pequeno rumor para que ele aparecesse.
Mycroft era um membro de alto escalão do governo britânico, um homem de inteligência suprema cujos olhos afiados pareciam ver através das pessoas. Ele era uma figura perigosa. Agatha, não querendo cometer erros por falar demais, decidiu que o silêncio era de ouro.
Mycroft não disse mais nada. Ele se sentou em um banco alto, com uma das mãos sobre o balcão, os dedos longos batucando ritmicamente.
Holmes começou a tocar uma melodia estranha no violino; não era desagradável, mas também não era bonita.
Quando o chá ficou pronto, Agatha deslizou a xícara de porcelana branca em direção a Mycroft.
Mycroft olhou para ela.
Agatha sorriu: "Sirva-se, por favor."
Mycroft segurou a xícara, tomou um gole e preparou-se para partir.
Agatha o acompanhou até a saída. Uma carruagem já os aguardava, com um homem de terno preto ao lado.
Mycroft parou a poucos passos da carruagem e observou a jovem à sua frente.
Ela era bonita demais; seus cílios eram densos, longos e curvados, e seus traços faciais eram de uma delicadeza indescritível. Era o tipo de rosto que, mesmo vestindo um saco de estopa, não passaria despercebido na multidão.
"O fato de você estar noiva de Sherlock me surpreende muito. Sherlock nunca se relacionou com mulheres. Se não fosse pelo fato de Watson ter começado a namorar, eu quase teria pensado que ele passaria a vida inteira com ele."
Então, o senhor ouviu falar do noivado e correu para a Baker Street?
Agatha pensou consigo mesma, mas manteve o sorriso, perguntando educadamente: "O senhor se preocupa tanto com Sherlock que ele sabe disso?"
O caráter de Holmes era cheio de arestas; o que ele gostava, gostava; o que não gostava, não gostava. Em seu campo de interesse, era um gênio solitário, mas em habilidades sociais, ele era capaz de rebaixar a média de inteligência emocional de toda a rua.
Já Mycroft era diferente. Ele parecia usar uma máscara inquebrável; seu rosto exibia sempre um sorriso educado, enquanto seus olhos permaneciam distantes e indiferentes.
Ao ouvir a pergunta da jovem, os cantos da boca de Mycroft se curvaram, e sua voz ganhou um tom divertido: "Para ele, isso é uma intromissão."
Agatha não respondeu.
Mycroft virou-se em direção à carruagem, mas parou e olhou para trás: "Desejo que você e Sherlock se deem bem, Agatha. Se precisar de qualquer coisa no futuro, pode me procurar."
Agatha: "..."
Para ser sincera, ela não entendia Mycroft. Talvez ele só quisesse ver Holmes ou confirmar se o irmão estava realmente apaixonado. Seja qual fosse o motivo, sua missão estava cumprida.
Agatha subiu as escadas distraída. Holmes estava na poltrona, com uma expressão de melancolia, segurando o violino e olhando para o teto.
Agatha olhou para o esqueleto humano sentado ao lado dele e decidiu não interrompê-lo.
Pouco tempo antes, Holmes lhe dissera que, às vezes, ele ficava de mau humor e não queria falar; nesses momentos, era melhor deixá-lo sozinho e ele logo se recuperaria.
Agatha foi até o bar limpar as xícaras.
Holmes disse de repente: "Mycroft Holmes, funcionário de alto escalão do governo britânico. Ele consegue memorizar cada centavo das despesas da Inglaterra e me fornecer qualquer informação que eu deseje. Mas ele é intrometido, gosta de controlar tudo e fala demais. Da próxima vez, você pode simplesmente ignorá-lo."
Agatha: "..."
Ela sentiu que nunca tinha ficado tão sem palavras em toda a sua vida como nesses dois dias.
Estava tão entorpecida que, ao ouvir as palavras de Holmes, permaneceu indiferente.
Holmes, acariciando a cabeça do esqueleto ao lado, disse: "Estou com fome. Pode fazer um sanduíche para mim?"
Agatha franziu a testa: "Você me trata como uma criada?"
Holmes: "Não uma criada, uma noiva. Você acabou de ver Mycroft e não negou nosso noivado, o que significa que não pretende me abandonar tão cedo."
Agatha não sabia se ria ou chorava: "Parece que você está muito ansioso para que eu te abandone."
Holmes torceu os lábios: "Porque a vida depois que você me abandonar deve ser bem mais interessante do que agora."
Ele suspirou profundamente: "Que tédio. Respirar é entediante, estar com fome é entediante, a vida é tão sem graça!"
Agatha entendeu: aquele Holmes só não se sentia entediado quando precisava usar seu cérebro em alta velocidade.
...Deixe para lá, considere isso como um mimo de fã.
Agatha foi à cozinha preparar o sanduíche. Ao voltar, encontrou Holmes adormecido na poltrona.
Deixou o sanduíche de lado, resignada. Vendo que o homem dormia apenas com roupas leves, pegou o casaco sobre o sofá oposto e, com cuidado, cobriu-o.
Ela pensou que não o acordaria, mas, antes mesmo que o tecido tocasse nele, ele abriu os olhos.
Seus olhos cinzentos estavam frios, e sua mão, igualmente gelada, agarrou o pulso dela com força.
Agatha levou um susto e franziu a testa: "Eu estava preocupada que você sentisse frio e queria te cobrir, mas você quer quebrar o meu pulso?"
Holmes ficou paralisado por um momento e soltou-a: "Desculpe. Da próxima vez que isso acontecer, não cuide de mim."
Agatha olhou para o pulso, onde marcas vermelhas começavam a aparecer na pele clara.
Holmes era um excelente atirador, dominava espadas, bastões e era mestre em artes marciais. Ela deveria agradecer por ele não ter desferido um soco, o que a teria deixado desfigurada.
Holmes também viu as marcas vermelhas e ficou surpreso: "Já ficou assim?"
Embora ele tivesse agido por instinto ao não querer ser tocado, ele não estava totalmente fora de si, e sua razão residual controlou a força. Ele usara, provavelmente, apenas um terço de sua força habitual.
Holmes sentiu um calafrio: se ele tivesse usado a força normal, o pulso de Agatha teria sido esmagado?
Um sentimento estranho surgiu nele, um arrependimento por ter permitido que Agatha se mudasse para a Baker Street.
Um toque leve era suficiente para deixá-la machucada.
Ela era frágil demais; não era adequada para estar ao lado dele.
Nesse momento, a campainha tocou.
Agatha moveu o pulso dolorido e disse a Holmes: "Vou atender."
Ao abrir a porta, encontrou o Sr. Lestrade vestindo um sobretudo preto.
Lestrade ficou surpreso ao ver Agatha, pois a tinha visto na Mansão Aldoppur na noite em que Milverton foi baleado, duas semanas antes. Depois disso, ela até tinha ido à delegacia prestar depoimento.
Lestrade não tinha uma memória tão boa para lembrar de todas as pessoas que encontrava, mas Agatha era bonita demais; seus traços faciais eram tão requintados que era impossível não notá-la.
Percebendo a surpresa dele, Agatha explicou sorrindo: "Conheci o Sr. Holmes por causa da Sra. Milverton."
Lestrade hesitou e depois demonstrou compreensão: "Eu disse à Sra. Milverton que Sherlock não aceita qualquer caso. Seria melhor ela desistir logo."
Lestrade achou que a presença de Agatha na Baker Street era um pedido da Sra. Milverton para que Holmes aceitasse o caso e encontrasse o assassino de seu marido.
A Sra. Milverton era rica, mas Holmes não aceitava casos por dinheiro.
Lestrade avaliou Agatha e, sentindo que tinha descoberto algo importante, disse com tom sério: "O charme também não funcionará com ele."
Agatha: "???"