Capítulo 19 019
Página (1/3)
Não importava se Sherlock Holmes falava com sinceridade ou não; Agatha decidiu acreditar que ele já confiava em suas palavras. Afinal, aquelas eram palavras dele próprio, fosse com sinceridade ou fingimento. Agatha ouviu o que queria ouvir e, de bom humor, disse a Holmes: “A senhora Horner não mentiu, mas aqueles dois que a incomodaram podem não ter dito a verdade; eles até usaram nomes falsos. Encontrá-los não será tarefa fácil.”
Holmes assentiu. “Não tem problema, talvez eles se entreguem por conta própria.”
Faz sentido.
Se nada de inesperado acontecesse, aqueles dois deveriam ser pessoas conhecidas da condessa de Mocar, pois sabiam que a lágrima do anjo a ser leiloada era uma falsificação e até acreditavam que John Horner sabia onde estava a verdadeira lágrima do anjo, razão pela qual procuraram a senhora Horner após o desaparecimento de John.
Eles achavam que a senhora Horner deveria saber onde a verdadeira lágrima do anjo estava escondida, mas, infelizmente, após suas investidas, a senhora Horner nada sabia sobre o assunto.
Como Holmes estava investigando a lágrima do anjo, seguindo as pistas, provavelmente conseguiria encontrar aqueles dois.
Agatha levantou os olhos para Holmes.
Ele estava recostado na poltrona, o polegar da mão que segurava o cachimbo deslizando lentamente pelas texturas da peça.
Agatha perguntou: “E você? Encontrou algo no Hotel Metropolitan?”
Holmes respondeu: “Algumas descobertas, mas talvez inúteis.”
Watson não se conteve: “Sherlock, não faça mistério.”
“Dr. Watson, desde que você ficou noivo da senhorita Mostyn, tem perdido a paciência,” Holmes brincou, e quando Watson ia falar, mudou de assunto: “Lembra que o senhor Lestrade disse que houve uma pequena confusão no Hotel Metropolitan enquanto a condessa de Mocar estava lá? O gerente afirmou que foi um pequeno incidente na cozinha, mas a verdade não é essa.”
Na verdade, a confusão no hotel não fora por um acidente na cozinha, e sim por um furto ocorrido no último andar.
A lágrima do anjo da condessa de Mocar desapareceu do camarim no hotel, e o momento foi curioso, pois aconteceu logo após John Horner deixar o local.
“A criada pessoal da condessa disse que John Horner ficou sozinho no camarim por quase quinze minutos, enquanto consertava o corrimão da lareira, e eles têm total motivo para acreditar que foi ele quem roubou a lágrima do anjo.”
Holmes comentou: “Não te parece estranho? Um encanador com antecedentes criminais, e logo a lágrima do anjo desaparece.”
Realmente era estranho.
Agatha disse: “Se tudo isso foi um plano pré-arranjado, o próximo passo seria a condessa de Mocar acusar John Horner de roubo. Com a testemunha da criada pessoal e o passado de John, ele deveria estar detido aguardando julgamento, não desaparecido.”
Holmes olhou surpreso para Agatha, admirando sua agilidade de pensamento. Isso não significava que ele menosprezasse Watson, afinal, após todo esse tempo trabalhando juntos, eles tinham uma divisão clara de funções: Holmes se encarregava das pistas e deduções; Watson organizava os documentos e o índice dos casos.
Embora Watson fosse um militar acostumado com a vida e a morte, talvez por sua natureza gentil e compassiva, ele tinha dificuldade em separar as emoções quando lidava com casos e pessoas, o que prejudicava sua análise, faltando-lhe algo.
A empatia excessiva nem sempre é uma virtude.
Pensando no leilão da falsificação marcado para a véspera de Natal, Agatha olhou para Holmes.
Com um simples olhar, Holmes sorriu e retomou o assunto: “Sua dedução faz sentido, concordo. Mas, evidentemente, o que estava planejado sofreu uma reviravolta. Os funcionários do hotel disseram que o furto das joias da condessa de Mocar foi um falso alarme, pois ela possuía duas caixas idênticas. Naquele dia, alguém a distraiu e ela acabou levando a caixa vazia para o hotel.”
Agatha: “Será que foi por acaso?”
“Claro que não,” Holmes respondeu sorrindo. “Se fosse por acaso, John Horner não teria desaparecido, e a verdadeira lágrima do anjo não teria caído em nossas mãos.”
Página (2/3)
Watson olhou para Holmes e disse: “Você nunca viu a verdadeira lágrima do anjo, talvez o que temos em mãos seja a falsificação.”
Holmes arqueou as sobrancelhas, pegou o esplêndido safira azul, levantou a mão sob a luz, observou por um momento e sorriu: “Isso não é falsificação.”
Watson retrucou: “Mas você não é especialista em joias.”
Apesar disso, Holmes sempre demonstrava uma confiança enigmática em certas coisas.
Ele guardou a safira e afirmou com convicção: “Não há engano.”
Watson não insistiu.
Holmes levantou-se da cadeira e disse sorrindo: “Ao invés de ficarmos presos nesse assunto, que tal irmos ao bar Alfa tomar umas bebidas? John, combinamos com o senhor Henry Baker de ir ao Alfa hoje à noite para que ele possa comprar um belo ganso de Natal no Clube do Ganso para agradar a esposa.”
Holmes e Watson foram ao bar Alfa.
Agatha organizou o serviço de chá no apartamento do segundo andar, colocou o grande branco de volta no ninho de gansos na varanda e ficou diante da estante de livros.
A maioria dos volumes ali pertencia a Holmes.
Além de livros sobre direito e química médica, Holmes tinha um conhecimento vasto e diversificado, mas não se interessava por filosofia ou romances, pois não os considerava úteis para desvendar crimes.
Para ele, o cérebro era como uma casa; guardar coisas inúteis acabava por ocupar espaço que poderia ser destinado ao essencial.
Porém, Agatha viu na estante um livro de filosofia de Nietzsche e outro sobre doenças mentais.
Holmes não se interessava por filosofia nem queria saber sobre isso; aquele exemplar devia ser de Watson.
Quanto ao livro sobre doenças mentais... naquela época, a psicologia começava a se firmar como disciplina, um ramo da medicina, e não era surpreendente que Holmes quisesse aprender, afinal, lidava diariamente com casos e nunca se sabe quando encontraria um paciente com distúrbios que não pudessem ser resolvidos pela lógica.
Agatha tocou o livro e o retirou da estante.
Subiu ao terceiro andar, onde a senhora Hudson já preparava o jantar.
Enquanto arrumava os talheres, a senhora Hudson olhou para ela: “Sherlock e John foram ao bar?”
Agatha assentiu.
A senhora Hudson notou o livro nas mãos de Agatha e perguntou curiosa: “Você pretende ser assistente do Sherlock?”
Agatha, confusa, olhou para o livro e depois para a senhora Hudson.
A senhora Hudson sorriu: “John já pediu a mão da senhorita Mostyn em casamento e logo vai se mudar. Pelo que entendi, depois do casamento, pretende abrir sua própria clínica.”
Agatha respondeu: “O Dr. Watson ter sua clínica não vai atrapalhar a parceria com Sherlock.”
Watson era o único amigo em quem Holmes confiava plenamente; mesmo se Watson saísse da Baker Street para cuidar da clínica, os dois continuariam investigando juntos.
A senhora Hudson perguntou: “Você já conheceu a senhorita Mostyn?”
Agatha balançou a cabeça: “Nunca. Ouvi dizer que ela é gentil, inteligente, bonita e encantadora.”
A senhora Hudson sorriu e comentou: “Homens casados são diferentes dos solteiros. Depois que tiver esposa e carreira, talvez não possa ajudar Sherlock como agora. Pensei que, quando John fosse embora, você seria a assistente do Sherlock.”
Agatha colocou o livro na mesa e puxou uma cadeira para sentar.
Página (3/3)
“Senhora Hudson, você acha que a esposa deve apoiar a carreira do marido?”
Nem sempre.
O marido da senhora Hudson foi condenado à prisão perpétua por acusação de Holmes, e ela disse que deve um favor a ele.
Senhora Hudson: “Normalmente, sim.”
Agatha sorriu: “Mas Sherlock e eu não somos pessoas comuns.”
Antes disso, Agatha vinha refletindo sobre seu futuro no mundo. Trabalhar para Holmes era uma possibilidade que cogitava, embora não tivesse certeza se era seu verdadeiro caminho, nem se Holmes a aceitaria.
Ela achava que talvez pudesse ser assistente de Holmes.
Mas, após falar com a senhora Hudson, seus sentimentos mudaram completamente.
Noivas normalmente não podem depender do noivo para tudo, muito menos ela, cujo noivado com Holmes não era convencional.
Agatha ergueu a cabeça e sorriu para a senhora Hudson: “Embora eu ainda não saiba o que poderia fazer além de ser criada, acho que não serei assistente do Sherlock.”
Senhora Hudson: “Mas agora você e John ajudam Sherlock juntos.”
Agatha: “É porque não tenho nada para fazer e, por acaso, apareceu um caso interessante.”
A senhora Hudson não disse mais nada.
Holmes e Watson foram ao bar Alfa e ficaram lá a noite toda, retornando apenas ao amanhecer.
Agatha acordou cedo e, ao ouvir a movimentação, pegou uma manta de caxemira e subiu correndo para o segundo andar.
Quando chegou, Watson já estava esparramado no sofá, exausto, enquanto Holmes, após a longa noite, ainda tinha energia e estava em pé perto do cabide da porta, calmamente tirando o chapéu e o cachecol, ainda com o sobretudo preto vestido.
Ao ver Agatha apressada, Holmes hesitou por um momento e franziu levemente as sobrancelhas, com um tom de reprovação: “No inverno de Londres, você não acha que está vestida muito leve?”
Agatha olhou para suas roupas: um vestido longo de veludo para usar em casa, com a manta de caxemira por cima, acabara de sair da cama e não sentia frio.
Piscou e entrou, sorrindo: “Isso é cuidado comigo?”
Holmes fechou a porta; não admitia que se importava com alguém, mas também não negava.
O olhar de Agatha caiu sobre o ombro dele, onde havia uma pétala.
Ela estendeu a mão.
Holmes ficou imóvel.
Não estava acostumado a proximidade assim, mas não desviou.
Agatha retirou delicadamente a pétala do ombro dele e a colocou na palma da mão de Holmes, seus belos olhos azuis curvaram-se em um sorriso.
“Estou em casa, não saio por aí colecionando flores, e assim vestida não sinto frio.”
Holmes ficou parado, olhando a flor seca na mão, os dedos se fecharam, e a ponta do dedo já tocara a palma que Agatha acabara de tocar.
Ele estava para dizer algo, mas Agatha já havia passado por ele e se dirigido a Watson, ainda prostrado no sofá.