Capítulo 17 017
Página (1/3)
Ninguém sabia ao certo onde estava John Horner desaparecido.
Mas Holmes tinha certeza de que nos jornais recentes não havia nenhuma notícia sobre assassinatos ou mortes súbitas inexplicáveis.
Holmes refletiu por um momento e disse a Agatha: “Para encontrar John Horner, o mais urgente é descobrir de onde veio o ganso de Natal. Seja qual for o segredo chocante da condessa Moka, certamente está relacionado às Lágrimas do Anjo.”
Ele fez uma pausa e acrescentou: “Claro, também é importante entender o que aconteceu enquanto John Horner estava no Hotel Metropolitan, por isso pretendo ir até lá mais tarde.”
Agatha respondeu: “A condessa Moka é uma membro de alto nível do Hotel Metropolitan, e seu camarim fica no último andar. O topo do Metropolitan é exclusivo para membros de alto nível. Você é um membro assim?”
Watson olhou para Agatha surpreso, não esperava que ela soubesse tanto sobre esses assuntos.
Agatha sorriu diante do olhar surpreso de Watson e explicou: “A senhora Milverton frequenta muito a alta sociedade, e o senhor Milverton é apaixonado por fofocas, ele conhece bem os hotéis e clubes mais exclusivos de Londres, além de ser um dos membros mais prestigiados desses lugares.”
Tendo mencionado Milverton, nada mais era estranho.
Milverton estava por toda parte em Londres. Desde que Watson conheceu Holmes, Holmes resolveu dezenas de casos — talvez não cem, mas várias dezenas — enfrentando criminosos perigosos, incluindo assassinos em série, mas ninguém causava em Holmes o mesmo desgosto que Milverton.
Na noite em que Holmes negociou com Milverton, os dois chegaram a sacar armas, com o conflito prestes a explodir.
E o sempre calmo Watson quase teve que intervir para conter Milverton.
Dizem que quem se associa com o vermelho fica vermelho, e com o preto fica preto.
Watson jamais imaginaria que a empregada doméstica preferida de Milverton se apaixonaria em duas semanas pelo encanador disfarçado de Holmes e até ficaria noiva dele.
Claro que Watson não achava Agatha burra; ele a considerava uma jovem inteligente e adorável, apenas nunca imaginou que ela fosse tão ingênua, perdendo completamente a noção quando se tratava de sentimentos.
Percebendo que estava divagando demais, Watson voltou ao foco, sorrindo para Agatha: “Sherlock tem muitos jeitos de ir ao último andar do Metropolitan.”
De fato.
Agatha lembrou-se das habilidades de disfarce de Holmes; ele poderia facilmente se passar por funcionário do hotel e entrar no camarim da condessa Moka sem ser notado.
Mas Holmes não pretendia fazer isso.
Ele pegou a xícara de porcelana branca com chá vermelho, cujo aroma perfumava o ar, e percebeu que Agatha gostava especialmente dos chás orientais.
Tomou um gole e disse: “Sou membro de alto nível do Hotel Metropolitan.”
Watson exclamou surpreso: “Desde quando?”
Holmes pousou a xícara, recostou-se na poltrona, entrelaçou os dedos sobre o abdômen e respondeu:
“Desde esta manhã.”
Watson ficou confuso.
Holmes explicou: “Quando Henry Baker veio buscar o chapéu-coco, Wiggins o acompanhou, certo? Eu mandei Wiggins deixar um recado para McCaufe.”
McCaufe?
Ao lembrar de McCaufe Holmes, Watson entendeu imediatamente.
McCaufe era um alto funcionário do governo, praticamente onipotente. Ele se preocupava muito com o irmão, mas por alguma razão, quando os dois se encontravam, a conversa era breve e tensa.
Página (2/3)
Watson achava que isso se devia ao fato de McCaufe achar Sherlock não suficientemente inteligente ou maduro.
Exatamente.
Sherlock Holmes, aclamado por todos, era sempre menosprezado como pouco inteligente diante do irmão McCaufe — o que mostrava o quão brilhante McCaufe era.
Então Holmes disse friamente: “Ajudar os familiares dentro do possível é uma das coisas que McCaufe mais gosta de fazer.”
Watson bebeu seu chá em silêncio.
Ele lembrou do dia seguinte à sua mudança para o apartamento da Baker Street, quando McCaufe o procurou querendo lhe pagar para espionar Holmes.
Watson nunca tinha visto um irmão cuidar assim do outro e achou as intenções suspeitas.
O honesto Watson recusou severamente a proposta de McCaufe, e Holmes lamentou que ele não tivesse aceitado, pois assim poderiam dividir o dinheiro dado por McCaufe.
Claramente, Holmes estava acostumado com as atitudes de seu irmão.
— Todos os membros da família Holmes eram gênios, mas com personalidades peculiares e excêntricas.
Após tantas experiências, Watson só podia suspirar.
Nesse momento, Agatha perguntou a Holmes: “Posso ir com você ao Hotel Metropolitan?”
Holmes balançou a cabeça: “Receio que não.”
Depois de uma pausa, olhou para Agatha e perguntou: “Para que você quer ir ao Metropolitan?”
Com os olhos curvados, Agatha sorriu encantadoramente: “Por curiosidade, quero ver como é o último andar do Metropolitan, que dizem ser exclusivo para os membros mais prestigiados.”
Holmes sentou-se direito no sofá, inclinou-se ligeiramente para frente, encarando Agatha com seus olhos cinzentos.
“Quer ajudar?”
Agatha ficou pensativa, temendo que fosse um desejo unilateral, e perguntou: “Você acha que eu atrapalharia?”
Nada disso.
Se Agatha realmente queria ajudar, Holmes tinha outra tarefa para ela.
“Mais importante do que ir ao Metropolitan, tenho outra coisa que preciso que você faça.”
John Horner estava desaparecido; quem procurou o inspetor Lestrade foi sua esposa, e tudo que sabiam vinha dele.
Holmes falou a Agatha: “Quero que você vá com o doutor Watson visitar a esposa de John Horner, para entender o que ele fez em casa antes de desaparecer e o que conversaram.”
Conversar com a família da vítima para obter informações era indispensável.
Agatha aceitou a tarefa com prazer; independentemente dos motivos de Holmes, pelo menos ela não se sentiria impotente diante do mundo.
Muitos assuntos ela poderia participar.
Página (3/3)
A esposa de John Horner era uma jovem de cerca de vinte e cinco anos, com dois filhos pequenos, um de cinco e outro de três anos.
Quando Agatha e Watson chegaram à pequena casa de Horner, a senhora estava na cozinha preparando o almoço, e as crianças sentadas nos degraus da porta gritavam “Mamãe!” ao ver os visitantes.
“Tom, mamãe está ocupada preparando a comida, não bagunce—”
A voz carregada de irritação cessou ao avistar Agatha e Watson.
Ela os observava desconfiada, pegou as crianças no colo e, com tom frio e irritado, perguntou: “Quem são vocês?”
“Quem são vocês?”
Ao verem a jovem tão vigilante, Agatha e Watson trocaram um olhar.
Agatha exibiu um sorriso inocente e educado: “Senhora Horner, meu nome é Agatha, este é o doutor Watson. Viemos a pedido do senhor Lestrade.”
Ao ouvir isso, a mulher suspirou aliviada.
Era visível que a esposa de Horner estava exausta, e ela os convidou a entrar, com os olhos brilhando de esperança: “Então? Vocês encontraram John?”
Watson respondeu com pesar: “Desculpe, senhora Horner, ainda não encontramos seu marido.”
A esperança da mulher foi frustrada, seu corpo vacilou e ela desabou.
Watson agiu rápido e a segurou, fazendo-a sentar em uma cadeira próxima, enquanto Agatha corria para buscar um copo de leite quente.
A causa do desmaio era a ansiedade e cansaço acumulados, unidos à hipoglicemia por não ter tomado café da manhã. Watson, formado em medicina, fez um exame rápido e aconselhou: “Não é grave, mas é importante comer nas horas certas e descansar.”
A senhora Horner apenas chorava em silêncio, soluçando: “Meu marido está desaparecido, e tenho dois filhos pequenos. Desde que John sumiu, não consigo dormir, temo que tenha acontecido algo a ele. Fui à delegacia de polícia em Londres, mas ninguém acreditou em mim. Não tive outra escolha a não ser esperar do lado de fora da delegacia até encontrar o senhor Lestrade, que disse que não havia provas para abrir um caso, mas que poderia enviar amigos para ajudar. Ouvi dizer que vocês vieram por ordem dele e pensei que já tivessem encontrado John.”
O turbilhão de emoções quase a derrubou.
Watson sentiu profunda compaixão. Mesmo trabalhando com Holmes há um tempo, ele ainda não conseguia se distanciar tanto das emoções.
Ela levantou a mão para cobrir o rosto, e as lágrimas escorriam entre os dedos.
Agatha tirou um lenço e o ofereceu: “Senhora Horner, faremos o possível para ajudar seu marido. Mas antes disso, cuide-se. Se ele não voltar, você e as crianças ainda precisam viver.”
Palavras simples, mas ditas com voz calma e gentil, pareciam ter um poder reconfortante.
A mulher se surpreendeu, baixou a mão e, com os olhos marejados, perguntou confusa: “Se o senhor Horner não voltar, como eu e as crianças vamos sobreviver?”
Ela era uma mulher que depositava toda a esperança no marido.
Agatha colocou o lenço na mão dela com delicadeza e sorriu: “Se você for sincera conosco, eu e o doutor Watson, talvez o resultado não seja tão ruim quanto imagina.”
A senhora Horner ficou tensa, fechando a mão que antes estava aberta.
Pálida, olhou para Agatha.
Agatha perguntou: “Desde o desaparecimento de John Horner, alguém tem incomodado vocês?”
A senhora Horner permaneceu em silêncio…