Capítulo 18 018

Depois de um noivado por contrato com Holmes Águas de outono límpidas. 4077 palavras 2026-07-29 20:48:29

Após o desaparecimento de John Horner, tornou-se evidente que sua esposa vinha sendo assediada por alguém. Quando a senhora Horner viu Agatha e Watson, ela imediatamente perguntou quem eram, demonstrando uma atitude vigilante e até hostil. Isso indicava que, após o sumiço do marido, ela havia passado por algo que não revelou ao senhor Lestrade.

Agatha perguntou: “Eles não são amigáveis com você, até ameaçam e intimidam, não é?”

A senhora Horner olhou fixamente para Agatha e respondeu: “Não, isso tudo é fruto da sua imaginação.”

Watson falou com voz suave: “Senhora Horner, não precisa se preocupar. Aceitamos o caso por ordem do senhor Lestrade, e não vamos ignorar nada. Na verdade, o que a senhora esconde pode ser fundamental para encontrarmos seu marido.”

O semblante da senhora Horner vacilou um pouco.

Watson continuou: “Fique tranquila, sou militar, posso perceber qualquer perigo e oferecer ajuda e proteção para você e suas duas crianças dentro do que estiver ao meu alcance.”

Parece que o médico gentil e sincero tocou o coração da senhora Horner, que não conseguiu mais segurar a emoção e disse com a voz embargada: “Não quis esconder nada de propósito, mas o senhor Horner já tinha sido acusado de furto, com um registro policial. Temo que, se eu contar demais, a polícia pense que ele se meteu em problemas por má índole, e eu não quero mais complicar a vida dele.”

Naquele dia, John Horner esteve no Hotel Metropolitano e passou mais de quinze minutos no camarim da condessa de Moka. Havia uma barra solta na lareira que precisava de solda, e também uma barra no balcão do terraço que precisava de reparo.

John Horner tinha ido ao terraço verificar a barra solta, mas acabou trancado lá fora. O camarim estava vazio, a criada pessoal da condessa havia sido chamada para outro serviço, e Horner teve que esperar agachado no terraço.

Enquanto esperava, a condessa e o conde, com o rosto cheio de raiva, entraram no camarim e começaram a discutir acaloradamente, sem perceber que alguém estava no terraço.

“Quando Horner voltou, disse apenas que tinha ouvido um segredo bombástico, mas não quis me contar qual era. Disse que, se fosse revelado, deixaria de ser segredo, e que poderia ser sua chance de enriquecer.”

A senhora Horner, enxugando as lágrimas, olhou para Watson e disse: “Senhor, como o senhor pode ver, somos uma família comum, com dois filhos pequenos. Eu e Horner queremos um futuro melhor para eles. Embora ele tenha sido acusado de furto, depois de casarmos ele mudou de vida. Sua carreira estava em ascensão, pois só assim poderia trabalhar como reparador no Hotel Metropolitano. No dia em que desapareceu, disse que iria encontrar a condessa de Moka, e nunca mais voltou.”

Agatha ouviu em silêncio, sem dizer palavra.

Watson perguntou: “É por isso que você acha que John Horner foi sequestrado pela condessa de Moka?”

A senhora Horner respondeu: “Depois do desaparecimento, a condessa anunciou nos jornais que iria leiloar a ‘Lágrima do Anjo’. Senhor, isso me faz acreditar que o sumiço do meu marido tem a ver com ela.”

Agatha sussurrou: “Senhora Horner, Horner disse que ia encontrar a condessa, mas se realmente a viu, isso ainda é uma questão em aberto.”

A senhora Horner permaneceu calada.

Agatha perguntou: “Pode nos contar sobre as pessoas que têm te assediado esses dias?”

“Eu nem sei quem são. Toda vez que vêm, perguntam onde Horner escondeu certas coisas, mas eu nunca vi ele trazer nada para casa. Eles dizem que, se eu não entregar o que ele levou, não espere que ele volte vivo. Deus sabe do que se trata!”

Ao falar nisso, a senhora Horner ficou desesperada: “Não sei do que eles falam, mas não param de me perturbar. Ontem, até colocaram meus dois filhos na carruagem deles. Você não imagina o desespero que senti ao vê-los lá. Se eu disser algo errado, meus filhos podem acabar como o pai deles. Felizmente, no fim acreditaram que eu realmente não sei do que falam e soltaram as crianças.”

No mundo, nada é mais cruel do que ferir crianças ou usá-las para ameaçar outros.

Agatha franziu a testa e perguntou: “Você lembra como eram essas pessoas?”

Segundo a senhora Horner, os assediadores eram dois homens: um alto e um baixinho. O baixinho tinha um rosto astuto, um pouco medroso, e se dizia John Robinson. O líder era o homem alto, com cara de bravo e sotaque mexicano. Ela não sabia o nome do alto, só ouviu o baixinho chamá-lo de Moseley.

Após encontrarem a senhora Horner, Agatha e Watson voltaram para o apartamento na Rua Baker. A ida e volta levou quase o dia inteiro, e ao retornarem o sol já estava se pondo, tingindo o céu de tons alaranjados.

Watson preparou um simples ninho para o ganso Branco no terraço do segundo andar. Como o senhor Henry Baker insistia que Branco não poderia ser seu ganso de Natal, o destino do ganso errante seria ou virar o assado de Natal de Holmes e Watson ou o porteiro do apartamento.

O futuro de Branco ainda não estava decidido até Holmes voltar.

Agatha abriu a porta de vidro do terraço, e Branco entrou vagarosamente na sala.

A senhora Hudson, ao saber que os dois tinham chegado, subiu para avisar que estava preparando o jantar e perguntou o que Agatha e Watson gostariam de comer.

Ao abrir a porta, ela viu Agatha sentada no chão, abraçando o ganso gorducho, com o céu do entardecer ao fundo, a luz suave incidindo sobre ela, formando uma imagem bela e serena.

Hudson ficou encantada e pensou: Não é à toa que Agatha é noiva de Sherlock; mesmo sem fazer nada, só sentada ali, ela é uma visão encantadora.

Buscar a beleza é instinto humano, até mesmo para um gênio como Sherlock Holmes.

Agatha ouviu o barulho e olhou para Hudson.

Hudson voltou à realidade e perguntou: “Vou preparar o jantar. O que vocês querem?”

Watson, que estava no balcão, respondeu: “Não precisa preparar jantar para mim e Sherlock, senhora Hudson.”

Eles ainda precisavam ir ao bar Alfa para investigar a origem do ganso de Natal, depois que Holmes retornasse do Hotel Metropolitano.

Hudson então perguntou a Agatha: “E você, querida, o que quer para o jantar?”

Antes que Agatha pudesse responder, uma voz grave soou atrás dela:

“Coma o que quiser, mas cuide para verificar o intestino e o esôfago, não engula nada que não devia.”

Hudson se assustou e se virou irritada.

Atrás dela estava Holmes, vestido com um sobretudo preto e chapéu.

Hudson lançou-lhe um olhar e resmungou: “Você pode parar de aparecer do nada atrás das pessoas?”

Holmes segurou os ombros de Hudson e a convidou a entrar, enquanto pendurava seu sobretudo e chapéu no cabide.

Ele piscou para Hudson e disse: “Você conhece um provérbio chinês?”

Hudson ficou confusa.

Holmes respondeu: “Quem não tem nada a esconder não se assusta com batidas à porta à meia-noite.”

Hudson lançou-lhe um olhar fulminante: “Quando você me pedir para cozinhar, aí você pode dizer isso.”

Holmes riu alto com a resposta da adorável senhora.

Após Hudson sair, Holmes sentou-se em sua poltrona, puxou seu cachimbo de argila, colocou na boca e estava para acendê-lo quando se lembrou de algo e o guardou novamente.

Watson saiu do balcão e sentou-se no sofá em frente a Holmes.

Ele contou a Holmes as informações obtidas com a senhora Horner.

“Eu e Agatha achamos que a senhora Horner não sabe muito sobre o desaparecimento do marido, além de afirmar que tem relação com a condessa de Moka, não explicou nada concreto.”

Agatha sentou-se no outro sofá, com Branco seguindo-a e se aninhando aos seus pés como um montinho de neve branca.

“Mas nos dias após o desaparecimento de John Horner, alguém estava assediando a senhora Horner,” Agatha falou baixinho, olhando para Holmes. “Segundo ela, os dois homens perguntavam onde Horner havia escondido algo, mas ela insiste que ele não trouxe nada para casa que não pertencesse à família.”

Holmes perguntou aos dois: “Vocês acham que a senhora Horner pode estar mentindo?”

Esta pergunta...

Watson ficou em silêncio por um momento e respondeu: “Ela não me parece mentirosa.”

“Não parece mentir,” Holmes repetiu, sorrindo, “John, esse tipo de conclusão dúbia é desnecessária.”

Watson suspirou, prestes a dizer que não podia ter certeza absoluta se a senhora Horner mentia, quando Agatha falou de repente:

“Ela não mentiu.”

Watson olhou para Agatha.

Holmes também ficou curioso e perguntou: “Como você sabe que ela não mentiu?”

Agatha lembrou-se da expressão da senhora Horner durante a conversa: “Quando ela tentou esconder o assédio, seus olhos fixavam os meus. Quando mentimos, olhar fixamente não indica tranquilidade, mas sim querer saber se o outro acredita. Depois, quando confessou, seus olhos interromperam o contato.”

Holmes não conteve o riso: “Interromper o contato visual pode ser sinal de culpa.”

“Não,” disse Agatha com convicção, “ela desvia o olhar para recordar os detalhes do assédio — gesto, movimento, sotaque.”

Holmes ficou intrigado, olhando para Agatha com interesse.

Ela ficou um pouco irritada com o olhar dele, pois sabia que ele talvez não acreditasse nela. Naquela época, embora a psicologia estivesse emergindo, não havia base científica para explicar microexpressões ou ciência do comportamento. Ela não podia explicar isso a um homem do século XIX.

Mesmo assim, Agatha não queria desistir de convencê-lo.

Ela apertou os lábios, encarou Holmes com sinceridade e disse: “Se duvida, podemos fazer um teste a qualquer momento. Você gosta de experimentos, não é?”

Holmes hesitou e sorriu, corrigindo-a: “Querida Agatha, o que gosto não são testes de mentira, mas experimentos químicos.”

Agatha não respondeu, apenas acariciou a cabeça de Branco, com um olhar um pouco triste.

Holmes olhou para ela e disse: “Mas se você está tão certa de que a senhora Horner não mentiu, não tenho motivos para duvidar.”

Ao ouvir isso, os olhos de Agatha brilharam, e ela perguntou alegre: “Você realmente acredita em mim?”

Seu sorriso radiante transmitia uma felicidade tão sincera que até um tolo poderia perceber.

Para Holmes, a verdade sobre a senhora Horner mentir ou não não era tão importante; era apenas uma pergunta casual.

Mas diante do olhar ansioso de Agatha, Holmes ponderou e achou que uma mentira benevolente era necessária, então assentiu:

“Realmente.”

“Nem as pérolas são tão verdadeiras quanto isso.”