Capítulo 45: Semear a Discórdia

Encontrei um tesouro: o bruto da montanha é um verdadeiro chefão Aurora de esperança e alegria 2456 palavras 2026-07-29 21:16:22

Yun Shiyue não carece de dinheiro, por isso, naturalmente, Zhao Ruhua não pediria que ele fosse à casa de seus pais fabricar carvão para ganhar a vida.

O clima mudou rapidamente. Há poucos dias, o tempo estava tão ameno que bastavam duas camadas de roupa. Porém, após uma leve chuva durante a noite, ao despertar no dia seguinte, o frio havia se tornado cortante.

Ao sair debaixo das cobertas, Zhao Ruhua estremeceu com a temperatura. Yun Shiyue não havia saído naquele dia. Envolta em seu edredom, ela sentou-se na cama e, ao vê-lo entrar, perguntou se estava nevando lá fora, pois não entendia o motivo de um frio tão repentino.

Yun Shiyue respondeu: "Não é neve, é chuva."

Zhao Ruhua espiou para fora, mas, relutante, acabou saindo da cama. Com a chegada do inverno, a colheita de arroz nos campos já havia terminado, deixando os aldeões mais ociosos. Como o dia estava chuvoso, os vizinhos com afinidades reuniam-se em pequenos grupos.

A Sra. Hu, que também não foi ao monte naquele dia, aproveitou a folga para conversar na aldeia. O assunto logo girou em torno dos sapatos que Zhao Ruhua fabricava para vender. Alguém perguntou por que não a viam mais levando sapatos à cidade. Ao mencionar as criações da filha, o rosto da Sra. Hu iluminou-se de orgulho:

— Ruhua não precisa mais ir à cidade vender. Agora, as pessoas vêm procurá-la em casa. Lembram-se daquela mulher que passou por aqui? Ela veio justamente encomendar sapatos. Ouvi dizer que uma família influente da cidade precisa presentear um alto oficial e, como acharam os sapatos da minha filha muito bonitos, fizeram o pedido.

Presentes para autoridades exigem o que há de melhor; entregar algo de baixa qualidade seria uma vergonha. A mulher que ouvia a conversa sentiu um aperto de inveja. Se até para um presente oficial os sapatos de Zhao Ruhua eram escolhidos, quão bons seriam?

— Lembro-me de que ela vendia muitos sapatos na cidade. Quanto custava cada par? — perguntou outra pessoa.

A Sra. Hu sorriu. Embora Ruhua a tivesse instruído a não revelar o preço, ela pensou que, como as pessoas já sabiam que ela vendia sapatos, não haveria mal algum.

— Dizem que custavam vinte moedas o par. Como são bem feitos, assim que ela os levava à cidade, não demorava para esgotar o estoque.

A Sra. Hu sentia um orgulho imenso pelo sucesso da filha e não perdia a chance de se gabar.

— Vinte moedas? Que tipo de sapato é esse? Tão caro! Eu acho caro até os de sete ou oito moedas que usamos. Quem compraria algo assim?

Diante do ceticismo, a Sra. Hu indignou-se:

— Se vocês não compram, há quem compre. A mãe de Li Hongyun e a Sra. Shen viram com os próprios olhos. Se não acreditam em mim, devem acreditar nelas!

Como a Sra. Hu era inimiga declarada da Sra. Chen, ela não se atreveria a citar nomes se não fosse verdade. Ninguém mais ousou questionar.

— Sua filha é realmente talentosa. Mas onde ela aprendeu a fazer esses sapatos? Nunca vimos modelos assim por aqui.

A Sra. Hu não soube responder. Sua filha sempre viveu na aldeia e conviveu apenas com o pessoal dali. Ela mesma não sabia a origem daquela habilidade e acabou dizendo: "Deve ter sido algo que ela mesma inventou."

Naturalmente, ninguém acreditou. Zhao Ruhua nunca fora considerada tão brilhante a ponto de criar algo assim do nada. A Sra. Hu acrescentou que suas duas noras estavam aprendendo a técnica com Ruhua, embora ainda não tivessem a mesma destreza.

Essas palavras foram ouvidas com atenção pela segunda tia de Zhao. Sabendo por intermédio da velha Sra. Lin que Zhao Ruhua ganhava um bom dinheiro com os sapatos, ela pensou que, se aprendesse aquela arte, poderia lucrar também. Como sabia que Zhao Ruhua tinha a língua afiada e a ignoraria, decidiu que seria mais fácil abordar as noras da Sra. Hu.

Após refletir, concluiu que a nora mais velha, a Sra. Li, era uma mulher muito honesta e dificilmente revelaria os segredos da cunhada. Já a segunda nora, a Sra. Yang, era um pouco mais maleável. Era por ela que deveria começar.

No dia seguinte, a segunda tia de Zhao foi procurar a Sra. Yang, que lavava as roupas da família no rio todas as manhãs. Com o frio intenso, a tarefa era penosa. Ao chegar, encontrou a Sra. Yang batendo as roupas com um bastão, as mãos vermelhas de frio. A tia exibiu seu sorriso habitual:

— Lavando roupas, pequena Yang? Com esse frio, você faz tudo sozinha? O restante da família não ajuda? Que sofrimento lavar esse monte de roupa todo dia.

A Sra. Yang sentiu um incômodo. Antes, quando a cunhada não estava grávida, as duas dividiam a tarefa. Agora, tudo sobrava para ela. Sem ninguém para lhe dar uma palavra de conforto, o ressentimento cresceu.

— E daí? É normal para uma nora lavar as roupas. Com esse frio, você também não está aqui no rio? — respondeu, sem esconder que não gostava da segunda tia, lembrando-se de quando ela tentara roubar suas batatas-doces.

A segunda tia sorriu ainda mais:

— É diferente. Eu lavo apenas as roupas do meu marido e do meu filho. Não como você, que tem de lavar a roupa dos sogros, dos cunhados e do marido, tudo sozinha. Sinto uma pena imensa. Essas pessoas não têm mãos ou pés?