Capítulo 53 — Defendendo os seus

Encontrei um tesouro: o bruto da montanha é um verdadeiro chefão Aurora de esperança e alegria 2591 palavras 2026-07-29 21:16:27

Com a Senhora Hu a defender Zhao Ruhua com tanto afinco, a outra mulher viu-se obrigada a retirar-se de fininho.

Ao ver aquela mulher afastar-se, a Senhora Hu cuspiu no chão com desdém e praguejou: — Passa o dia inteiro a tentar semear a cizânia e a destruir a união da nossa família.

— Estavam com inveja só porque a Ruhua comeu um bocado de carne? Se soubessem que um par de sapatos feitos pela Ruhua foi vendido por cento e oitenta taéis de prata, não tenho dúvidas de que morreriam de raiva!

Terminada a reprimenda, a Senhora Hu regressou a casa.

Ao entrar, deparou-se com os seus dois filhos e respetivas esposas reunidos. Aproveitou o momento para lhes lembrar que uma família deve viver em harmonia, ajudar-se mutuamente e nunca permitir que mexericos alheios abalem a concórdia do lar.

— Esta velha que vos fala deseja apenas que vivamos todos em paz. Por favor, não deixem que os boatos de fora estraguem o afeto entre irmãos e irmãs.

— O coração das pessoas lá fora é terrivelmente maldoso. Basta-lhes ver que a nossa vida melhorou um bocadinho para começarem a maquinar formas de nos separar.

— A Ruhua comeu um prato de carne e logo apareceu gente à minha porta a fazer queixa. É obra, esta corja não tem mesmo nada que fazer da vida.

A este ponto, a Senhora Hu recomeçou a praguejar, incapaz de conter a irritação.

Ouvindo tais palavras, Zhao Rushian, Zhao Ruhai, bem como a Senhora Li e a Senhora Yang, ficaram com o espírito mais descansado.

Afinal, durante as saídas que tinham feito naquele dia, também eles tinham ouvido alguns comentários acerca de Zhao Ruhua e da sua refeição de carne.

Tratava-se apenas de uma refeição, seria caso para tanto alarido?

Se um dia destes a Ruhua fizesse fortuna e vivesse na abundância, não correriam o risco de ficar com os olhos esbugalhados de inveja?

Diante daquela intervenção da Senhora Hu, a Senhora Li e a Senhora Yang apressaram-se a assegurar-lhe que consideravam Zhao Ruhua como uma verdadeira irmã mais nova e que jamais alimentariam qualquer ressentimento para com ela.

Satisfeita com a resposta unânime das noras, a Senhora Hu acalmou-se.

Passados poucos dias sobre o pequeno incidente em torno da carne, chegou o momento combinado para a entrega dos sapatos confeccionados por Zhao Ruhua.

Zhao Ruhua supunha que viria apenas o feitor Su, como da primeira vez, mas para sua surpresa, a senhora de estatuto a quem ele servia também a acompanhara.

Foi só quando a visitante entrou na sua modesta habitação que Zhao Ruhua compreendeu tratar-se de uma das famílias mais influentes da vila, dedicada ao comércio e com ligações a familiares que exerciam altos cargos na capital.

Esses parentes na capital tinham enviado cartas havia já alguns meses, convidando-os a comparecer nas celebrações de aniversário de uma figura de alta nobreza.

Com a promessa de uma apresentação formal nessa ocasião, abrir-se-iam portas para estabelecer laços com a elite da capital.

Por conseguinte, na escolha das oferendas, primavam sempre pela originalidade.

Por mais abundantes que fossem os bens na capital, tratavam-se, na sua maioria, de artigos comuns.

Sendo pessoas da mais alta nobreza, que tipo de preciosidades não teriam já visto? A aposta recaía, portanto, em novidades absolutas.

Ao saberem que os sapatos criados por Zhao Ruhua eram inovadores e totalmente inéditos em todo o Reino de Bei Zhou, encomendaram-lhe de imediato um par.

— Magnífico! Divinal! Perfeito! Sapatos desta espécie são deveras admiráveis.

— Um cabedal tão primoroso é obra que contemplo pela primeira vez na vida.

À vista do calçado, a ilustre visitante manifestou uma satisfação indisfarçável.

Em especial os bordados, que pareciam dotados de vida própria, tamanha era a sua beleza.

Zhao Ruhua retirou o excedente de fio e ofereceu-o: — Minha senhora, aqui ficam as linhas que sobraram; dignai-vos aceitá-las.

A mulher fez um gesto com a mão, sorrindo: — Podes ficar com essas linhas para o teu próprio uso.

— E toma, este prémio em prata é para ti; guarda-o bem.

Demonstrando assinalável generosidade, a senhora entregou de imediato vários lingotes de prata a Zhao Ruhua.

Ao deparar-se com tal quantia, Zhao Ruhua sobressaltou-se e disse prontamente: — Minha senhora, é demais, estais a dar-me em excesso.

A quantia entregue ascendia a cento e cinquenta taéis.

Somada ao sinal pago anteriormente, totalizava duzentos taéis de prata.

A ilustre matrona sorriu e esclareceu: — A prata excedente é uma recompensa pelo teu excelente trabalho.

— Se a nobre figura a quem se destina apreciar a obra, não te faltarão recompensas no futuro.

Agradecida, Zhao Ruhua curvou-se com um sorriso.

Após a partida dos visitantes, ao contemplar a centena e tal de taéis de prata que repousavam nas suas mãos, Zhao Ruhua quase deu saltos de alegria.

Prata.

Eram lingotes genuínos de prata.

De posse daquela fortuna, estaria livre de preocupações com o sustento durante um longuíssimo período.

Apenas de recordar os dias de penúria que passara na casa paterna, um calafrio ainda lhe percorria a espinha.

Poder comer papas de arroz acompanhadas por vegetais salgados já representava, para a sua família, uma imensa felicidade.

O pior era quando nem sequer essas papas e salgados havia para matar a fome.

Zhao Ruhua foi buscar o dinheiro que guardara anteriormente.

Juntando todas as suas economias, possuía agora pouco mais de duzentos taéis de prata.

Com esta verba, seria perfeitamente viável deslocar-se à cidade e abrir o seu próprio estabelecimento.

A aldeia tinha os seus encantos, albergando pessoas que a acarinhavam, mas a perspetiva de definhar naquele recanto rural para o resto da vida era-lhe insuportável.

Ansiava por singrar num meio próspero e, através do seu próprio esforço, conquistar uma vida digna e desafogada.

E não ambicionava apenas o seu próprio bem-estar, mas também proporcionar uma vida próspera aos seus familiares.

Inteiramente absorta na sua alegria, Zhao Ruhua ignorava por completo que a tia paterna tinha testemunhado a visita do feitor Su e daquela senhora.

A tia de Zhao Ruhua conhecia bem o feitor Su.

Sua memória guardava a imagem daquela mulher a dirigir-se à casa de Zhao Ruhua para lhe encomendar calçado.

Mal viu os ilustres visitantes saírem da habitação de Zhao Ruhua, a tia seguiu-lhes os passos até à entrada da aldeia.

Percebendo que a carruagem estava prestes a arrancar, precipitou-se no encalço e interpôs-se no caminho dasbestas.

— Minha senhora, minha senhora, aguardai um momento, por favor. Tenho palavras urgentes para vos dizer.

Com alguém a bloquear-lhe a marcha, o cocheiro viu-se forçado a imobilizar a carruagem.

Sentindo-se importunada por tal audácia, a senhora no interior franziu o cenho.

Afastando a cortina com visível desagrado, retorquiu: — Fala depressa, se tens algo a dizer.

A tia de Zhao Ruhua aproveitou a ocasião sem hesitar: — Minha senhora, os sapatos que a Zhao Ruhua vos confeccionou, eu também sei fazê-los. Se no futuro precisarem de mais calçado, não quererão comprá-lo a mim? Posso fazê-lo por um preço bem mais económico.

A matrona no interior da carruagem contraiu o semblante.

— Sabes tu também fazer calçado desta natureza? — indagou.

Nos dias anteriores, a tia aprendera a técnica de crochê com a Senhora Yang, tendo concluído o seu primeiro par precisamente no dia anterior.

Apesar de possuir alguma destreza manual e de conseguir imitar os padrões mais simples, a qualidade ficava a léguas de distância da obra de Zhao Ruhua.

Convencida, porém, do valor da sua arte, apressou-se a retirar da algibeira o par de sapatos que trouxera consigo para o exibir.

Os pontos até pareciam aceitáveis, mas a lã apresentava felpa e penugem, revelando um aspeto irregular e descuidado logo ao primeiro relance.

— Com um calçado tão atroz tens tu a ousadia de te apresentar?

— Se eu oferecesse semelhantes sapatos, estaria a pedir para me cortarem a cabeça num ápice!

— Tens tu coragem de assumir a responsabilidade por ofender a vista de uma figura nobre?

A mulher sobressaltou-se, tremendo da cabeça aos pés.

Tentou recuar, mas o receio de perder a oportunidade de ganho reteve-a no lugar.

E, reunindo coragem, argumentou: — Minha senhora, o calçado da Zhao Ruhua não é assim tão superior. Quanto vos custou essa encomenda? Posso fazer por metade do preço.

— Acredite, o meu trabalho é dos melhores em toda a aldeia; não se deixe enganar por essa rapariga.

Compreendendo que a mulher não arredaria pé enquanto não lhe destruísse as ilusões, a passageira decidiu agir.

Retirando o calçado de Zhao Ruhua, exps-o à luz e proferiu com calma: — Paguei duzentos taéis de prata por este par, suplicando a essa jovem que o criasse. Julgas tu, porventura, que essa imundície que tens nas mãos vale sequer cem taéis?

Ouvindo tal revelação, a tia de Zhao Ruhua arregalou os olhos num espanto súbito: — O quê? Um único par de sapatos custou duzentos taéis?!