Capítulo 33: Mudança de Casa

Primavera graciosa Devorando torta de durião 2582 palavras 2026-07-29 21:09:37

Página (1/3)

Vestida com roupas magníficas, Brisa Suave descia do andar superior acompanhada por várias jovens igualmente luxuosamente trajadas. Depois de lançar um olhar ao ruge que o Galhinho segurava, enfim falou:

— Irmã Lua, por que está escolhendo coisas aqui embaixo? Tudo o que há neste andar é de qualidade inferior. As mercadorias realmente boas estão lá em cima.

Enquanto falava, sorria e olhava para as jovens ao seu lado.

A jovem de vestido cor-de-rosa franziu o cenho, com o rosto tomado pelo desprezo.

— Você se lembra de ter maltratado minha prima Branca Serena no passeio da Segunda Senhorita dos Lagos?

Como Lua Serena não lhe deu atenção, seu tom tornou-se ainda mais hostil:

— Uma moça de ramo secundário que se aproximou do jovem senhor Yan e agora pensa que pode manter os olhos voltados para o céu? Não ouviu o que eu lhe perguntei?

Lua Serena não queria arranjar problemas. Virou-se e respondeu calmamente:

— De fato encontrei uma jovem chamada Branca no passeio, mas dizer que a maltratei é um exagero. Não troquei com ela mais que algumas palavras.

A jovem de rosa ergueu o queixo na direção da criada. Esta compreendeu imediatamente, avançou e arrancou das mãos do Galhinho o pote de ruge.

— Gostei deste. Escolha outro.

O Galhinho, indignado, ia avançar para discutir, mas Lua Serena estendeu a mão, deteve-o e balançou a cabeça de leve.

Com os olhos avermelhados e sem dizer nada, a jovem pegou outro pote de ruge da prateleira, de preço semelhante.

A criada, porém, estendeu a mão depressa e tomou também aquele que o Galhinho escolhera.

Assim, numa disputa de vai e vem, a criada roubou quatro potes de ruge seguidos. Os cantos dos olhos do Galhinho ficaram vermelhos, e ele assumiu uma expressão magoada.

O rosto de Lua Serena escureceu sob o véu. Naquela prateleira, até o artigo mais barato já custava sessenta taéis de prata.

Ela virou-se para examinar outras mercadorias, mas a criada deu um passo à frente e bloqueou seu caminho.

A jovem de rosa sorriu com falsa doçura:

— Por que a Senhorita Lua gosta tanto de coisas baratas? Um ruge dessa qualidade nem mesmo minha criada pessoal usaria.

Inclinando a cabeça, continuou:

— Daqui a pouco mandarei estes quatro potes para os mendigos. Tenho certeza de que ficarão muito felizes.

Assim que lançou aquela indireta venenosa, as jovens ao redor começaram a rir, sacudindo-se como flores ao vento.

Brisa Suave também se apressou em acompanhá-las:

— A Senhorita Clara tem realmente um coração de bodisatva. Até dos mendigos da Cidade da Paz Eterna se lembra.

Lua Serena não queria transformar aquilo num escândalo nem atrair olhares. Sem dizer uma palavra, virou-se para sair.

Às suas costas, a jovem voltou a falar:

— Será que a Senhorita Lua só pode usar esse tipo de mercadoria porque está sem dinheiro?

Ela fingiu arrependimento:

— Quase me esqueci. A família dela não foi exilada por causa de desvio de verbas? Todos os bens foram confiscados. É natural que só possa comprar essas quinquilharias.

Os olhos de Lua Serena se estreitaram sob o véu.

— Então por que várias senhoritas subiram ao segundo andar e desceram de mãos vazias?

Fez uma breve pausa antes de prosseguir:

— Será que também estão sem dinheiro? Ouvi dizer que, no segundo andar do Pavilhão dos Adornos Preciosos, as mercadorias são avaliadas em barras de ouro. Será que nenhuma de vocês trouxe prata suficiente hoje?

Página (1/3)

Página (2/3)

Tocadas num ponto doloroso, as jovens exibiram por um instante expressões constrangidas. Embora todas fossem filhas de famílias ilustres, recebiam uma mesada fixa. Tinham ido ao Pavilhão dos Adornos Preciosos apenas para olhar; se encontrassem algo de que gostassem, precisariam esperar até o mês seguinte para comprar.

Ainda assim, não podiam permitir que os outros percebessem. O sorriso da jovem de rosa endureceu, e ela respondeu com sarcasmo:

— É que nada me agradou. Não sou como você, que vem ao Pavilhão dos Adornos Preciosos mesmo sem ter dinheiro.

— Mas a senhorita está de mãos vazias — observou Lua Serena, sorrindo.

A jovem de rosa, humilhada e furiosa, retrucou:

— Já disse que não gostei das coisas do pavilhão. Isso não significa que não possa comprá-las.

— Os grampos em seu cabelo são todos do Pavilhão dos Adornos Preciosos — disse Lua Serena, apontando para a direita. — Ainda agora vi esses mesmos grampos ali.

Ela prolongou deliberadamente a entonação:

— Então a senhorita não gostou das mercadorias do segundo andar... ou não conseguiu pagar por elas?

O tom de escárnio era evidente.

Percebendo que sua companheira estava prestes a sair perdendo, Brisa Suave apressou-se a intervir:

— Irmã Lua, você também não deveria dizer coisas tão ofensivas. Esta é uma senhorita da família dos Salgueiros; como poderia lhe faltar dinheiro?

Ela mal terminou de falar, e Lua Serena voltou o alvo contra ela:

— Por que você não compra alguma coisa para sua amiga íntima, irmã Brisa? Eu realmente sobrevivo com a mesada da residência dos Ventos. Mas você é diferente. Ouvi dizer que sua família lhe deixou um dote muito generoso.

Lua Serena abaixou a cabeça, como se refletisse por um momento, e acrescentou:

— Deve haver duzentos ou trezentos mil taéis, não? Você não entrou para a residência dos Ventos justamente porque temia que seus tios se apropriassem de toda a herança?

Ao ouvir falar em duzentos ou trezentos mil taéis, a jovem de rosa arregalou os olhos e abriu a boca.

— Irmã Brisa, você não disse que já tinha gastado todo o dinheiro deste mês?

Brisa Suave ficou constrangida e tentou se defender:

— A irmã Lua está inventando. Como minha família poderia ter tanto dinheiro?

— Sua família vendeu todas as terras cultivadas e propriedades — disse Lua Serena, sorrindo.

Por um instante, as jovens ao redor de Brisa Suave passaram a olhá-la de modo estranho.

— Se você tem tanto dinheiro, por que, quando saímos para beber vinho ou tomar chá, somos sempre nós que pagamos?

Lua Serena observou friamente aquelas mulheres se atacarem e, puxando o Galhinho, virou-se para ir embora.

Naquele momento, nenhuma delas ainda se lembrava de Lua Serena. Estavam ocupadas calculando quem havia convidado as outras e quem havia enviado presentes a quem.

— Senhorita, não vamos trocar a prata? — perguntou o Galhinho.

Lua Serena assentiu.

— Deixe-a guardada. Podemos usar os pouco mais de cem taéis restantes por enquanto. Notas de valor tão alto devem ser conservadas; em momentos necessários, podem servir para manter as aparências.

Lua Serena saiu depressa e voltou com a mesma rapidez. Yan ainda nem havia terminado de ler o livro que tinha nas mãos quando a viu retornar ao pátio.

Observando a silhueta graciosa da jovem, soltou uma risada de escárnio:

— Desde quando passei a precisar me preocupar com o que uma jovem pretende fazer?

Baixou novamente os olhos para o livro, mas as letras pareciam ter criado pernas e correr de um lado para o outro. Não conseguiu ler uma única palavra.

Página (2/3)

Página (3/3)

Irritado e inquieto, murmurou:

— Por que a Montanha Elevada ainda não voltou?

Toc, toc, toc.

Alguém bateu à porta.

Yan respondeu, impaciente:

— Por que demorou tanto para voltar?

Depois de um breve silêncio do lado de fora, veio a resposta:

— Sou eu, o Galhinho. Por ordem da senhorita, vim agradecer ao senhor pelos cuidados destes últimos dias. Hoje voltaremos para o Jardim de Brocado.

A expressão de Yan tornou-se ainda mais fria.

— Não foi nada além de um pequeno favor.

O Galhinho permaneceu diante da porta. Como não ouviu mais nenhum som vindo do interior, despediu-se e foi embora.

Somente depois que os passos se afastaram Yan pousou o livro que segurava. Seus olhos estavam sombrios.

Por que, depois de sair uma única vez, Lua Serena decidira voltar para o Jardim de Brocado?

Quando a Montanha Elevada finalmente retornou, sem pressa alguma, encontrou seu senhor com o rosto escurecido. Seu coração estremeceu, e ele começou a recordar apressadamente se havia cometido algum erro nos últimos dias. Depois de pensar por um bom tempo sem encontrar nada, perguntou, hesitante:

— Meu senhor, o que aconteceu?

Yan baixou os olhos.

— O que a Senhorita Lua foi fazer hoje?

Só então a Montanha Elevada relaxou. Afinal, era aquela jovem de coração negro que havia irritado seu senhor. Com toda a honestidade, relatou uma por uma as coisas que Lua Serena fizera naquele dia.

— Só isso?

O semblante de Yan escureceu ainda mais.

Aquela Lua Serena sem coração tivera um dia ruim e, por isso, voltara para casa. Quando precisava dele, sua boca era doce como mel; assim que ficava de mau humor, tratava-o com frieza.

A Montanha Elevada assentiu:

— Eu estava longe e não consegui ouvir direito. Pelo que entendi, ela discutiu com algumas jovens enquanto comprava ruge.

Naquele mesmo momento, a Lua Serena sem coração estava comendo doces. Observando o Galhinho retirar cuidadosamente debaixo da cama uma pequena bolsa de tecido, ela abriu um sorriso radiante e disse:

— Arrume apenas o que for importante. De qualquer modo, não podemos levar aquelas coisas conosco.

O Galhinho lançou um olhar para a caixa de jade sobre a penteadeira.

— Não podemos levar aquele grampo? Parece valer uma fortuna.

Lua Serena balançou a cabeça.

— Para nós duas, coisas valiosas demais são um convite à morte.

Engoliu o doce com um gole de chá frio e levantou-se.

— Vamos voltar depressa. Ainda há duas pessoas no Jardim de Brocado que precisam ser instaladas.

Página (3/3)