Capítulo 54: Vila do Portal do Dragão
Página 1 de 3
Passo a passo, a trilha montanhosa parecia interminável; diante dos olhos, só se via o verde das montanhas e as águas límpidas, e no coração, as dores do mundo que jamais se esgotam. Talvez, nas vastas montanhas de Shu, realmente existissem imortais que voassem em suas espadas, mas Yun Zheng não viu nenhum; apenas ouviu os uivos agudos dos tigres e os gritos dos macacos, junto ao chilrear dos pássaros.
Depois de muito tempo na carroça, o corpo ficava dolorido, então após uma hora de viagem, Yun Zheng pediu que todos descessem para caminhar um pouco. As marcas das rodas na antiga estrada de Shu eram nítidas, assim como as pegadas de bois e cavalos por toda parte. Ao caminhar pela estrada de pedra, lavada pela chuva de inverno e imaculada, Yun Zheng queria compor um poema, mas embora seu peito estivesse cheio de emoções turbilhonantes, não conseguia traduzi-las em versos elegantes.
No fundo, sua formação em literatura clássica era insuficiente, seu conhecimento limitado, e sua postura ainda era a de um homem moderno, não a de um antigo sábio, por isso diante da beleza só podia lamentar em vão.
“Parto ao amanhecer do Palácio do Imperador Branco entre nuvens coloridas, mil léguas até Jiangling em um só dia. A água cai em cascata por três mil léguas, parece a Via Láctea descendo do céu.” Yun Zheng olhou para as águas turbulentas sob seus pés e finalmente recitou um poema, que era uma mistura mal feita de dois versos de Li Bai, mas ainda assim arrancou aplausos entusiasmados de Cang Er e olhares de admiração de Laru.
Ignorando o olhar ressentido do segundo jovem Yun, avançou com passos largos. O fim do ano se aproximava, e aquela noite deveriam pernoitar na vila de Longmen.
No fim da estrada, onde as montanhas e águas se esgotam, nascem as nuvens coloridas — nada mais apropriado para descrever Longmen, uma vila onde a montanha termina e que é uma rota importante para Mianzhu. Dizem que uma carpa atravessou a crista da montanha e se transformou em dragão, ascendeu aos céus, daí o nome Longmen.
Quando a caravana entrou na vila, Yun Zheng percebeu que parecia superlotada. A pequena vila estava repleta de escoltas e caravanas comerciais, e todos se olhavam com desconfiança. Quando Yun Zheng desceu da carroça, foi como se o alívio pairasse no ar.
Bastou um olhar para os homens armados com facas e bastões sob as beiradas das casas para que Yun Zheng sentisse uma tensão insuportável. Ao se aproximar da estalagem chamada Fu An Ju, um homem forte na porta disse, meio em tom de ameaça: “Senhor estudioso, é melhor ir embora; deixar sua vida aqui não vale a pena.”
O sotaque indicava que ele era da região de Guanzhong, famosa por seus espadachins. Yun Zheng respondeu no mesmo dialeto: “Sob o céu claro, haveria algo ilegal? Júnior, você está bloqueando meu caminho.”
O homem de Guanzhong sorriu ironicamente e disse: “Também sou da mesma terra. Já que somos conterrâneos, vou te dar um conselho: desapareça. É melhor andar à noite do que ficar em Longmen.”
Yun Zheng assentiu: “Agradeço, é verdade, mas estamos exaustos. O céu é vasto, a terra é ampla, dormir é o mais importante; estamos em meio a uma tempestade, quem se importa se se vive um dia a mais ou a menos?”
Enquanto conversavam, um atendente correu até Yun Zheng e fez uma reverência: “Senhor, a estalagem está lotada. Se quiser ficar, terá que procurar outro lugar.”
Yun Zheng olhou para a curta rua, sem ver outra estalagem, e bateu no ombro do atendente: “Ache três quartos para mim. Se conseguir, dou cinquenta moedas de cobre de recompensa.”
Ele tirou um punhado de moedas do bolso e as colocou na mão do atendente.
“Senhor, realmente não há quartos. Para ser sincero, não há acomodações em toda Longmen, a não ser que esteja disposto a pagar muito para ficar na estalagem oficial, que é para autoridades.”
Página 2 de 3
Yun Zheng riu com desdém: “Então existe uma estalagem oficial, por que não disseram antes?” Depois de cumprimentar o homem grande de Guanzhong que o havia alertado, perguntou onde ficava a estalagem e mandou Cang Er guiar as carroças para lá, enquanto ele caminhava pela vila observando ao redor.
Longmen era muito mais movimentada que a vila de Dousha, mas as pessoas nas ruas pareciam todas suspeitas, como se todos os monstros e demônios do mundo estivessem congregados ali, sem que se soubesse o motivo.
Após atravessar um bosque de bambu, chegaram à estalagem oficial de Longmen. Havia pouca gente, apenas alguns homens agachados perto da porta, aquecendo-se ao redor de uma fogueira enquanto comiam suas rações. Ao ver Yun Zheng, todos se afastaram, exceto um policial maltrapilho que se levantou para cumprimentá-lo, pois viu a faixa oficial na cintura do jovem.
Um oficial da estalagem se aproximou para receber Yun Zheng, que tirou seu passe de viagem — dado a ele pelo magistrado Liu ao partir. Yun Zheng entregou o passe e disse: “Quero os melhores quartos, três ao todo. Se faltar, pagarei a diferença em prata.”
O oficial, antes abatido, animou-se imediatamente. Oficiais abastados eram muito bem-vindos na estalagem, pois sua principal receita vinha dos pagamentos extras. Oficiais pobres e mesquinhos não tinham a mesma sorte. Liu já havia explicado esses detalhes a Yun Zheng.
Laru, carregando Yun Er, que já estava exausto, entrou no quarto, enquanto Cang Er e os outros descarregavam os animais das carroças. Os atendentes da estalagem serviram a melhor ração, que incluía feijão de soja, o que agradou Cang Er.
“Não precisamos da comida de vocês; só usaremos a cozinha. Aqui estão dois taéis de prata,” disse Yun Zheng, entregando o dinheiro ao oficial, que arregalou os olhos ao reconhecer a riqueza do hóspede.
“Posso perguntar por que há tantos vagabundos em Longmen?”
“O senhor não sabe. Desde que o condado de Dousha erradicou a montanha Yuan, os bandidos não ousam mais entrar em Dousha. Recentemente, oficiais de Chengdu passaram por Longmen escoltando as cabeças dos temidos Hua Mafeng e Peng Liuzi, e penduraram-nas em praça pública por três dias. Alguém secretamente ofereceu quinhentas moedas de ouro por essas cabeças, e então a vila se encheu de vagabundos tentando roubá-las. Mas chegaram tarde; após os oficiais retirarem as cabeças, esses vagabundos ficaram presos em Longmen, causando confusão e impedindo a paz.”
Yun Zheng assentiu em compreensão e mandou Han Niu ajudar Laru a preparar o jantar, instruindo que não usassem a comida e água da estalagem, e que todos os temperos fossem os seus próprios.
O quarto superior da estalagem era modesto, mas limpo — era tudo que Yun Zheng pedia. Ao se sentar, começou a pensar na situação de Longmen. As revoltas populares na antiguidade muitas vezes aconteciam por razões triviais e imprevisíveis, até mesmo uma sentença mal dada podia desencadear um levante. Para Yun Zheng, Longmen já estava à beira do colapso. Não sabia o que se passava na cabeça dos moradores, talvez pensassem como os de Dousha.
Mas não podia e nem queria se envolver; tinha uma família grande para cuidar, e se nem eles valorizavam suas vidas, por que ele, um forasteiro, arriscaria a própria?
Sorriu amargamente, decidido a partir ao amanhecer e apressar-se para o porto, onde embarcaria no barco.
Pela janela, viu Laru dando comida aos vagabundos: um prato de arroz branco com uma concha de caldo de carne. Eles agradeciam incessantemente e comiam vorazmente, o que deixava Laru satisfeito.
O jovem policial parecia faminto, mas educado. Agradeceu a Laru, pendurou sua faca desgastada na cintura, quebrou dois galhos de bambu para usar como hashis, e começou a comer lentamente.
Página 3 de 3
Ele demorou muito para terminar o prato. Laru, com pena, deu-lhe mais uma concha de caldo. O jovem levantou-se rapidamente para agradecer, com o rosto ruborizado de timidez.
Han Niu, sentado no batente da porta, comia seu próprio arroz em uma tigela grande. A cada colherada, olhava para os vagabundos com um olhar de superioridade, erguendo a tigela alto para mostrar seu apetite fora do comum.
Cang Er lhe deu um tapa na nuca: “Se ficar se exibindo assim, vai chamar atenção dos ladrões.”
Vendo a cena, Yun Zheng decidiu partir ainda no quinto vigia da noite. Dois vagabundos já lançavam olhares estranhos para Laru. Se não fosse pelo caldo extra dado ao jovem policial, talvez não estivessem insatisfeitos. Mas agora, diante da injustiça evidente, o rancor crescia e o mal-intencionado surgia.
Chamou Cang Er e, em voz baixa, deu instruções. Cang Er franziu a testa e saiu com dois caçadores.
Yun Er já estava exausto, cochilando durante a refeição. Mesmo acostumado a dormir na carroça, estava cansado. Laru o ajudou a se arrumar e deitou-se na cama oposta para dormir. Só Yun Zheng ficou acordado, mexendo nas adagas e nos arcos deixados por Hua Mafeng.
Fez pequenas melhorias nas armas primitivas, como substituir a mola de tendão do arco de mão por uma mola de metal. O arco disparava uma flecha de oito polegadas com oito linhas de diâmetro por vez. A tampa do tubo tinha um orifício para colocar a flecha. Um pequeno dispositivo em forma de borboleta controlava a abertura e o fechamento. Ao disparar, a mola impulsionava a flecha para fora com boa potência a até dez passos.
Quanto ao arco composto com costas floridas, que exigia habilidade, Yun Zheng não conseguiu dominá-lo e o transformou em um arco com asas de andorinha da dinastia Tang, substituindo os braços de bambu por aço flexível. A uma distância de trinta passos, a flecha penetrava meia polegada na madeira.
Laru temia o olhar do jovem senhor na penumbra do quarto, que brilhava verde como os olhos de um leopardo, como viu na última vez que o jovem usou seus olhos verdes para torturar um prisioneiro até a morte. Agora não sabia quem seria a próxima vítima.
De repente, ouviram uma batida suave na porta. Yun Zheng abriu e Cang Er entrou discretamente: “Eliminamos a ameaça. Ouvi pessoalmente eles dizerem que iriam buscar reforços para atacar esta ‘ovelha gorda’.”
Yun Zheng assentiu: “Os ladrões já nos notaram. Partiremos no terceiro vigia. Logo haverá problemas graves aqui. Melhor sair cedo.”
Cang Er ouviu o apito estridente do lado de fora e concordou, saindo para os preparativos.
(Continua...)
P.S.: Por favor, votem!