Sétima seção
No dia 1º de março do ano 782 do calendário imperial, o Rei da Luz, Shuu Zikawa, retornou do interior da família para o Extremo Oriente. Escoltado pelas tropas do Regimento Shuu, que permaneciam na vila de Blu, ele chegou à fortaleza de Korne, sede da base principal em Minsk, no dia 8 de março. Cansado pela longa jornada, convocou imediatamente uma reunião dos principais generais que ainda estavam em Korne. Participaram Mingyu, Shirakawa, os semi-orcs Busen, Bran e Debu, o serpente Soth, o anão Ruzo, o dragão Monroe e o representante dos elfos estranhos — cujo nome Shuu ainda desconhecia.
“Como estão as coisas durante minha ausência?” perguntou Shuu Zikawa.
Ninguém respondeu. Ao observar os rostos abatidos dos generais, ele já sabia a resposta. Busen e Bran, recém-chegados da linha de frente, estavam sujos de poeira, com aparência exausta; seus pelos densos e opacos, e seus olhares, sem brilho.
“Em resumo, a situação é ruim,” tossiu Busen. “O Imperador Lu já iniciou o contra-ataque. Ele retirou tropas de guarnição das províncias fronteiriças e reorganizou quinze grupos pesados. A força principal está no sudeste da província de Deya, e a vanguarda já atravessou o rio Azul, ameaçando diretamente a província de Minsk. Perdemos várias províncias, como Deya e Dusa, conquistadas há poucos meses, que agora foram retomadas pelos exércitos demoníacos.”
“O rio Azul é uma barreira natural. Por que as tropas de guarnição da travessia não resistiram?”
“Alteza, resistimos!” respondeu Soth, da raça serpente, com expressão triste. “Lutamos até a morte. Mais de trinta jovens da tribo Hart morreram na linha de frente. Mas o inimigo era numeroso, eles atravessavam em pequenos barcos, em massa. Lutamos um dia inteiro, sem comer ou beber, exaustos e famintos, acabamos as flechas e não vimos reforços! Não tivemos escolha a não ser recuar, e o fizemos com honra, após infligir pesadas perdas ao inimigo!”
Embora Soth afirmasse que lutaram bravamente, Shuu percebeu a inconsistência: num ponto tão estratégico, a perda de apenas trinta homens para a raça serpente indicava que sua “bravura” consistia apenas em disparar flechas contra os inimigos atravessando o rio.
Perguntou a Mingyu: “Por que não enviaram reforços?”
Mingyu mostrou-se constrangido: “Alteza, na época, a única tropa sob meu comando era o Regimento Shuu, e o senhor ordenou que, sem sua autorização, ninguém poderia movimentá-lo.”
Shuu lembrou-se, de fato havia dado essa ordem, visando preservar intacto o Regimento Shuu, para esconder e conservar sua força, reservando-o como elemento decisivo para o confronto final contra os demônios.
“E as outras tropas, os grupos da tribo Zoi e dos dragões?”
“As demais foram dispersas por mim, enviadas para vilarejos e cidades. Por isso, levaram tempo para se reunir, e quando conseguimos juntar três grupos de infantaria, a travessia já estava perdida...”
Shirakawa levantou a mão: “Senhor, desculpe, minhas tropas também foram dispersas — apenas mantive o Regimento Shuu e o Primeiro Grupo do Extremo Oriente; as outras unidades foram temporariamente desfeitas.”
Shuu, furioso, exclamou: “Por que fizeram isso? Dispersar as tropas sem ordem é pedir para morrer!”
Shirakawa respondeu suavemente: “Senhor, não tínhamos alimento suficiente!”
Shuu franziu o cenho: “Está tão ruim assim?!”
Os generais assentiram com semblantes sombrios. Shuu pensativo apoiou o queixo nas mãos.
Em seguida, Shirakawa relatou a situação do inimigo: o exército do Imperador Lu, formado por cerca de onze grupos de campo, já tomara a província de Deya. Ali, o Corpo Roger resistia com bravura, defendendo as cidades ao longo do caminho, mas por problemas de suprimento, mesmo essa força, a mais forte da rebelião, estava enfraquecendo e recuando gradualmente.
O governador Taje liderava as tropas de guarnição do nordeste da província de Minsk, avançando pela estrada Peije em direção a Minsk. O novo governador Ilia, Bart, comandava trinta mil cavaleiros e infantaria marchando para Korne, reunindo pequenas guarnições e eliminando insurgentes com métodos cruéis, embora seu avanço fosse lento. É provável que pretendesse juntar suas forças com as de Taje no noroeste da província de Minsk, para atacar a base rebelde em Korne enquanto o Imperador Lu prendia a força principal da rebelião. Também não se descartava a possibilidade de cercar o Corpo Roger em retirada.
No sul, novas tropas demoníacas surgiram — Shirakawa suspeitava que fossem remanescentes das guarnições demoníacas das províncias de Calai e Gudissa. Eles retomaram Calai, cortando a linha de suprimentos entre o exército rebelde e a base logística da vila de Blu na província de Vague. Sua força principal estava na capital de Calai, mas permanecia imóvel, provavelmente aguardando o avanço das tropas do norte para cercar e destruir a força principal rebelde. Embora não muito fortes, sua posição era estratégica e ameaçava a linha de suprimentos da rebelião.
Após Shirakawa, Mingyu acrescentou que os guerrilheiros da província de Fuming haviam reportado movimentações suspeitas no Corpo Ling Buxu, com grandes contingentes de cavalaria desaparecendo durante a noite. Alertou Shuu para não descuidar da vigilância a oeste.
“Senhor, está nos ouvindo?” Shirakawa chamou a atenção de Shuu, que parecia perdido em pensamentos.
“Ah, o que você disse agora?” Shuu retornou à realidade.
Shirakawa repetiu o alerta. Notou que, desde seu retorno, Shuu parecia com o espírito abalado.
Shuu refletia sobre a gravidade da situação: os rebeldes estavam no ponto mais fraco, e os demônios sabiam disso claramente. Cercando o território rebelde por todos os lados, eles haviam aprendido com a derrota anterior na batalha de Korne, planejando meticulosamente e agindo coordenadamente. O pior era a fraqueza atual dos rebeldes.
“A situação é ainda mais grave do que imagina,” disse Mingyu com pesar. “Senhor, nossas reservas de alimentos estão quase esgotadas. Demos a maior parte ao Corpo Roger para resistir ao principal ataque demoníaco. Os outros grupos mantêm apenas suas tropas principais, e o restante foi dispersado para vilarejos, facilitando a busca por comida. Sabemos que é uma ideia tola, mas era a única saída. Caso contrário, teríamos colapsado há uma semana.”
Os outros generais concordaram em meio a murmúrios: “É verdade, a maioria das minhas tropas também se dispersou.”
“Não há como lutar com o estômago vazio; os jovens sequer conseguem manejar suas armas,” acrescentou Debu, semi-orc da vila de Blu. “Meus homens ainda estão intactos, mas sem suprimentos há duas semanas, já começaram a matar os cavalos para comer, e os oficiais não conseguem impedir.”
O representante dos elfos apresentou-se: “Alteza, estamos sem remédios. Não há como tratar os feridos — a situação é crítica, centenas morrem diariamente sem cuidados.”
“Senhor, as flechas do arqueiro acabaram... não podemos mais combater.”
“Relato, última noite os soldados da tribo Zoi saquearam a cidade de Duran em busca de comida...”
O ambiente tornou-se barulhento, com os generais discutindo e reclamando.
“Já entendi as dificuldades atuais. Falta de comida, remédios e armas. São problemas temporários e logo serão resolvidos,” disse Shuu com voz baixa, porém autoritária. O barulho cessou imediatamente, e um silêncio profundo tomou conta, como numa floresta deserta. Todos os olhos se voltaram para ele, que ergueu o olhar e encarou-os severamente.
“Mingyu!”
Mingyu levantou-se em posição de sentido: “Sim, senhor!”
“Não poupe os estoques, envie tudo imediatamente para as tropas!”
Hesitante, Mingyu respondeu em voz alta: “Sim, senhor!”
“Generais, ajam agora. Nosso único objetivo: expulsar completamente os demônios do Extremo Oriente, destruí-los!”
“Sim, alteza!” responderam em uníssono. O ânimo se renovou, dissipada a atmosfera sombria.
Sob a liderança de Shuu, a cúpula rebelde concordou que aguardar uma defesa passiva era inútil, apenas resultaria no avanço dos demônios. Shuu propôs um contra-ataque em grande escala para deter o ímpeto inimigo. O cerco demoníaco, embora ameaçador, dava oportunidades para derrotá-los separadamente.
Soth sugeriu usar reservas para atacar as forças inimigas mais fracas, como a guarnição de Calai ou a de Taje. A proposta foi rejeitada por Shuu, pois eliminar pequenos grupos não mudaria o quadro estratégico. Mesmo que Calai fosse derrotada, o exército de Bart avançaria, trazendo batalhas consecutivas. O ponto mais forte do inimigo era também seu calcanhar de Aquiles: bastava uma vitória decisiva, destruindo três a cinco grupos de campo do exército do Imperador Lu, para que suas forças perdessem metade da capacidade de combate, não podendo avançar. Sem o apoio da força principal, os demais não ousariam atacar as bases rebeldes, desfazendo o cerco.
Shuu, citando antigos tratados militares e estratégias, falou com convicção, conquistando o assentimento dos generais: “É magnífico, como esperado do Rei da Luz!”
Ao meio-dia, a reunião foi suspensa. Shuu chamou Mingyu e Shirakawa para conversar em particular. Mingyu, apreensivo, pediu desculpas: “Senhor, desculpe, agi por conta própria...”
“Não, foi ideia sua, Mingyu apenas a executou. Desculpem-me, não sabia o que fazer. Dispersar as tropas facilitava o suprimento... Aceito punição,” disse Shirakawa.
Shuu sorriu, sabendo que ambos não estavam tão desesperados, apenas buscavam sua compreensão. Dispersar tropas não na linha de frente era um modo de poupar mantimentos, mas muito passivo. Ele sabia que havia uma alternativa mais ativa.
“Por que não pensar em sustentar a guerra com a guerra?” perguntou calmamente. “Quando parti, nossas tropas ainda eram eficazes. Se falta comida, devemos tomá-la dos demônios! Atacar, derrotar suas tropas, tomar suas cidades, seu equipamento e suprimentos — isso não resolveria o problema? Por que esperar passivamente?”
Ambos desviaram o olhar simultaneamente. Mingyu tossiu: “Consideramos isso, mas a situação não permitia na época.”
Shirakawa concordou. Antes, eles discutiram se deveriam enfrentar decisivamente os demônios antes que os mantimentos acabassem, mas decidiram não. Shuu era o diferencial — sua presença garantiria a batalha decisiva. Ele inspirava confiança aos soldados e oficiais, que o viam como um gênio. Mingyu e Shirakawa, apesar de competentes, não tinham sua autoridade, e os generais das raças rebeldes não os respeitavam plenamente. Sem ordens claras, enfrentar os demônios era suicídio.
Shuu observou seus subordinados inquietos e refletiu. Essa era a limitação do governo interino: faltava coragem para decisões radicais e arriscadas. Decisões tomadas em conjunto tendem a ser moderadas, nem as melhores nem as piores. Preferiam manter o status quo, o que era justamente o que ele esperava ao nomear os três para governar em conjunto.
“Tenho uma ideia para discutir,” disse Shuu lentamente, após o choque ao saber da dispersão das tropas: a destruição para reconstrução — era a chance que esperava.
“Nossa situação exige reforma,” iniciou. “Temos um exército grande e pesado, com muitos homens, mas pouca efetividade. Na batalha de Korne, um ano atrás, vimos isso: cada facção lutando por si, apesar dos 400 mil soldados, fomos derrotados por 60 mil demônios bem treinados. Exército grande, lento, ineficiente, com péssima armadura — apesar de várias ofensivas após Korne, poucos avanços. Este é o motivo.”
“Além disso, o tamanho do exército pesa na logística. Nossa crise atual é fruto da expansão desenfreada do passado. Os regimentos Shuu e os primeiros e segundos da tribo Zoi são tropas de elite, mas a massa de milícias civis e camponeses mal treinados atrapalha os movimentos, transformando nossa força regular em um bando desorganizado.”
Concluiu: “Pensando a longo prazo, manter um exército tão grande é um desastre para o país, especialmente neste período de escassez no Extremo Oriente. Mesmo na era próspera de Goyingxing, o Extremo Oriente sustentava apenas 800 mil soldados. Agora, só as províncias de Minsk e Yun precisam prover 400 mil, impossível manter isso. Creio que uma força permanente de 150 a 200 mil soldados bem treinados seja suficiente para conter os demônios.”
Mingyu e Shirakawa, experientes na linha de frente, concordavam plenamente. Equipamentos obsoletos e baixa qualidade obrigavam a usar táticas de massa contra os poucos, porém bem treinados, demônios. As perdas elevadas exigiam recrutamento constante de civis inexperientes, degradando ainda mais a qualidade, numa espiral negativa. Eles tentaram encontrar soluções, sem sucesso, até agora com a proposta de Shuu de reduzir o efetivo pela metade e reestruturar o exército, criando uma força menor, porém mais eficiente — um ato de coragem que os impressionou.
Ao ouvirem, os dois concordaram entusiasmados, e Shuu passou a detalhar o plano.
Shirakawa ouviu em silêncio, admirado, e sugeriu que os soldados dispensados fossem organizados como milícias locais, retornando às comunidades para produzir e treinar, formando forças de guerrilha e defesa municipal, que poderiam servir como reserva para o exército regular em emergências.
Shuu aprovou a ideia e apresentou sua proposta de reorganização: formar três grandes corpos como força principal, cada um com dezoito grupos. Abolir a composição racial homogênea dos grupos, substituindo por unidades mistas, com 55% semi-orcs, 20% serpentes, 10% dragões, 10% elfos e anões, e 5% humanos. Cada corpo receberia um batalhão especial — cerca de mil homens do Regimento Shuu — como unidade de elite e instrutores, subordinada diretamente ao comandante do corpo.
Além disso, formaria a Guarda Pessoal do Rei da Luz, liderada pessoalmente por Shuu. Essa unidade abrigaria as forças de maior poder combativo do Extremo Oriente: a força principal de cavalaria do Regimento Shuu, o primeiro e sétimo grupos da tribo Zoi, cinco grupos de dragões e dois de arqueiros serpentes.
Mingyu e Shirakawa ficaram entusiasmados.
A principal vantagem da reorganização era reduzir a autonomia dos comandantes, estabelecendo a autoridade central. Generais das várias raças não poderiam mais agir por conta própria. Por exemplo, Soth, líder dos serpentes, teria suas tropas dispersas entre os corpos, com a maioria dos soldados sob seu comando sendo semi-orcs e dragões, dificultando qualquer rebelião fomentada por ele.
Shirakawa admirava a ideia: “A mistura racial nas tropas cria vigilância mútua, impedindo conspirações. Essa estrutura evita a formação de guardas pessoais leais a indivíduos. Os generais apenas comandam em combate, sem poder para subversão. Além disso, o Regimento Shuu na Guarda Pessoal mantém forças de disciplina em cada corpo, prontas para suprimir qualquer sinal de revolta, sob comando direto do líder do corpo. Que ideia brilhante, como esse pequeno imbecil pensou nisso?”
Na reunião vespertina, Shuu apresentou o plano de reforma militar, causando tumulto. As maiores mudanças afetaram as tropas dos serpentes, anões e elfos, que foram desfeitas e distribuídas entre os grupos mistos. Soth, Ruzo e outros ficaram em desvantagem, pois Shuu, sob o pretexto de reduzir efetivos e melhorar qualidade, cortou seus poderes, deixando-os impotentes.
Em seguida, Shuu anunciou os comandantes dos corpos reformados, dizendo que a lista era para discussão, mas todos sabiam que a decisão estava tomada. O primeiro corpo seria comandado por Busen, com Roger como vice e Soth como chefe de estado-maior; o segundo, por Shirakawa, com Bran como vice e Monroe como chefe de estado-maior; o terceiro, por Mingyu, com Debu como vice e Ruzo como chefe de estado-maior. Parecia equilibrado, com liderança multiétnica. No entanto, Shirakawa e Mingyu sabiam que Shuu nunca descansaria enquanto não eliminasse seus oponentes. O poder real estava nas mãos dos comandantes e vice, deixando aos chefes de estado-maior apenas tarefas burocráticas, como entregar papelada, sem sequer comandar uma patrulha.
Na lista dos líderes de grupo, humanos e semi-orcs predominavam. A maioria dos semi-orcs comandantes era originária da vila de Blu ou formados na academia militar de Shuu no início da revolta. Oficiais de outras raças foram afastados dos comandos reais e receberam cargos honoríficos, como “Porta-Bandeira do Corpo” (o soldado que carrega a bandeira na linha de frente, alvo preferido do inimigo), “Porta-Espada do Corpo” (carregador de espada pesada), “Comandante de Engenharia” (responsável por valas de trincheira), e “Chefe da Equipe de Operações Especiais” (condutor de carroça).
“Não está certo!” Soth resistia, percebendo a injustiça, mas não sabia como argumentar: “Assim nossa tribo Hart perde sua tropa! Sofremos grande prejuízo!”
Shuu sorriu: “Essa reforma é justa para todas as raças. A tribo Zoi também perdeu suas tropas exclusivas.”
Os semi-orcs da vila de Blu, como Busen, Bran, Delun e Debu, concordaram imediatamente, com gestos ensaiados. Sabiam que, além do Regimento Shuu, eram os maiores beneficiados. Nos grupos mistos, com maioria semi-orc, as outras raças ficariam em minoria, garantindo à tribo Zoi o controle do exército.
“Eu me oponho!” resmungou Ruzo, anão, com voz grave: “Os anões recusam a reorganização! Queremos manter a pureza de nossa raça!”
Shuu olhou para ele e disse calmamente: “Faça o que quiser. Mas, por falta de mantimentos, o quartel-general decidiu só fornecer comida para as tropas que aceitarem a reforma. Quem não quiser, pode partir a qualquer momento.”
Ruzo ficou boquiaberto, sabendo que insistir o levaria à exclusão da nova ordem do Extremo Oriente. Então, calou-se.
Shirakawa, sentado no canto da sala, em silêncio, sabia que Shuu havia feito acordos secretos com as famílias poderosas Sterling e Tielin para resolver a crise alimentar, mantendo a informação oculta para aproveitar a oportunidade e promover a “limpeza”. Admirava a astúcia de Shuu em transformar crises em chances.
“Fiquem tranquilos,” acalmou Shuu. “A reforma militar visa só melhorar a capacidade de combate e a coordenação. Nossos princípios permanecem: libertar o Extremo Oriente e igualdade entre as raças. O quartel-general sempre protegeu os interesses de todos, tratando-os imparcialmente. Este novo Extremo Oriente pertence a todas as raças, não a uma só ou a um indivíduo. Podem confiar nisso.”
Ao ver o sorriso de Shuu, Shirakawa sentiu pela primeira vez um temor: o rei da luz, astuto e político, seria ainda o mesmo Shuu que conhecia? Sobre sua viagem à capital, Shuu fora lacônico: “Foi razoável.” Mas Shirakawa percebeu mudanças profundas. Exteriormente, continuava afável e sorridente, mas havia mais firmeza e um brilho cortante no olhar, um perigo latente em suas palavras leves.
Com o discurso persuasivo de Shuu e o apoio irrestrito da maior raça, os semi-orcs, a proposta foi aprovada.
No dia 9 de março do ano 782 do calendário imperial, iniciou-se a primeira reforma do exército do Extremo Oriente. Com essa reforma, Shuu consolidou seu poder sobre as tropas, estabelecendo um exército misto sob seu controle absoluto. O Rei da Luz começava sua jornada rumo ao domínio.