Capítulo 146: O Banquete
Lin Xi sentou-se à beira do lago de lótus, em total silêncio.
A miragem que acabara de surgir sobre a água desabrochara como um jasmim-da-noite, e quando voltou a olhar, já havia se dissipado como fumaça, sem deixar sombras nem vestígios.
A projeção durara tempo demais para quem não vivenciara aquilo, e curto demais para quem a conhecia, enchendo os corações de melancolia.
O céu já estava completamente escuro, e os vagalumes agitados voavam caoticamente, parecendo um mar de estrelas que relutava em abandonar o mundo mortal.
As raposinhas não ousavam dizer nada, escondendo-se obedientemente entre a relva. Algumas, por demais irrequietas, correram para brincar entre os insetos luminosos, mas foram prontamente reprimidas pelos olhares severos dos espécimes mais velhos.
Demorou um bom bocado até que Lin Xi conseguisse forçar um sorriso pouco gracioso:
— Podem dispersar, estou bem. Apenas vi memórias do passado e meu coração ficou um tanto melancólico.
Ouvindo tais palavras, as raposinhas dispersaram-se num só ímpeto, regressando à planície para brincar e correr.
Contudo, os poucos grandes demônios que já haviam alcançado a senciência aproximaram-se a uma distância prudente, com olhos que transbordavam tanto de preocupação quanto de perplexidade.
Onde jamais teriam visto Lin Xi daquela maneira?
Nas memórias daqueles seres, o domínio místico de Lin Xi superava largamente a imaginação deles. Milhares de artes mágicas e miríades de métodos floresciam sob sua tutela. Uma figura tão augusta habitava o lago de lótus ano após ano, meditando de olhos fechados, e mesmo em estado de semissono, nenhuma criatura monstruosa ousava cometer o menor desaforo.
Ver agora aquela deidade banhada em lágrimas, com o olhar repleto de dor, parecia algo verdadeiramente inconcebível para os demônios.
Eles voltaram os olhos com cautela redobrada para o taoísta não muito distante.
Mesmo um tolo seria capaz de perceber que fora após conversar com aquele homem que Lin Xi se tornara tão melancólica.
— Seria uma tribulação amorosa?
— Que tipo de tribulação amorosa se pode ter com um taoísta? Eles não são proibidos de casar e ter filhos?
— Os taoístas humanos variam; alguns não podem, mas outros sim. Além do mais, olhe para aquele taoísta, ele não está acompanhado de uma jovem?
— Ora, faz sentido. — O demônio-javali pareceu finalmente cair em si, um vislumbre de pavor cruzando suas pupilas. — E agora, o que faremos?
— Observar. — O Senhor Danglu balançou a cabeça decisivamente.
— Ah?
— Já cortejaste algum humano? Sabes como consolar uma Grande Mestre?
— Como diabos eu saberia? Na nossa estirpe, a porca que me agrada simplesmente empina o traseiro sem cerimônia. Para que gastar tanto pensamento?
— Tens a audácia de vencer este taoísta em combate?
— Se o senhor está insatisfeito comigo, basta dizer. Vamos arregaçar as mangas e lutar, para que rodear tanto só para me ver morto?
— Então pronto. — O Senhor Danglu encolheu os ombros. — Nós não podemos ser de nenhuma utilidade para a Grande Mestre; mais vale ficar de guarda ao lado dela obedientemente, pois assim ainda garantiremos algum afeto pela companhia.
O javali engoliu em seco por um longo momento sem conseguir articular uma única palavra.
O que o Senhor Danglu dissera fazia todo o sentido.
Lin Xi, que já havia recuperado a compostura nas proximidades, ouviu a conversa fiada dos monstros. Lançou-lhes um olhar de soslaio, estendeu a mão e deu um piparote invisível no ar.
— Ai!
Vários demônios sentiram simultaneamente um puxão na testa.
— Línguas compridas.
Os monstros não ousaram mais abrir a boca, encolhendo os pescoços obedientemente.
Após repreender aquelas criaturas de pensamentos tão suspeitos, Lin Xi virou-se para fazer uma reverência a Zuo Chen:
— Muito obrigada por trazer o jovem Jiunian de volta a este lugar, taoísta.
— Não há de quê. Na época em que a calamidade assolou o mundo, inúmeros soldados lutaram contra as águas amargas do mar de sofrimento, usando seus próprios corpos como muralhas. Mesmo após a morte, seus restos mortais não deveriam ficar aprisionados pelo abismo. Devolver suas almas à terra natal é algo que eu simplesmente devia fazer — respondeu Zuo Chen com cortesia.
Lin Xi ponderou por alguns segundos antes de dizer:
— Por favor, aguarde um momento, taoísta.
Dizendo isso, virou-se para a margem do lago e, com um aceno de mão, fez flutuar uma flor de lótus que desabrochava bem no centro do lago.
Ela estendeu a mão, segurou a base da flor e colheu-a delicadamente.
Entregando a flor a Zuo Chen, explicou:
— Este é o Lótus de Mérito do lago da Grande Mestre Qianye, o tesouro mais precioso que posso oferecer no momento. Por ouvir os ensinamentos da Grande Mestre ao longo dos anos e ser banhado pela luz búdica, acumulou um vasto poder meritório em suas pétalas. Pode ser utilizado para forjar um corpo dourado de mérito através de artes místicas, aumentando o cultivo, ou servir como excelente material para a alquimia e a criação de artefatos.
Zuo Chen estendeu a mão para recebê-la. Ao tocar o lótus com os dedos, sentiu uma onda de calor invadir seu corpo, trazendo-lhe uma sensação de plena leveza.
Percebendo tratar-se de um tesouro inestimável, guardou-o com a devida solenidade.
— Com uma dívida de gratidão tão grande, eu deveria oferecer ainda mais preciosidades para recebê-lo, taoísta, mas infelizmente o mar de sofrimento já corrompeu a fundação espiritual do mundo. Hoje em dia, a energia espiritual da maioria dos tesouros se dissipou, restando apenas a casca sem qualquer eficácia real.
Lin Xi suspirou, profundamente melancólica.
Zuo Chen, naturalmente, não se importava com tais detalhes.
Durante os mais de seis meses em que viajara por Daliang, embora tivesse deduzido muitas técnicas refinadas a partir de pergaminhos fragmentados, conseguira poucos tesouros materiais.
Se insistisse, só poderia mencionar os Meninos de Ouro e Prata.
Contudo, ambos ainda tinham temperamentos infantis, e trazê-los para o combate parecia um tanto inadequado.
Aquele lótus, sem dúvida, representava um excelente achado para ele.
A luz dourada do mérito era extremamente benéfica para purificar as três almas e as sete paixões, compensando exatamente a carência de métodos direcionados à alma no arsenal de Zuo Chen.
Mais tarde, tentaria refiná-lo ligeiramente para transformá-lo em uma lâmpada brilhante.
Após guardar o lótus, Zuo Chen apontou para o jovem Hu Wen, que naquele momento era alvo das brincadeiras das raposas:
— Ele realmente não vai entrar na câmara nupcial com a jovem senhorita, pois não?
— Naturalmente que não. — Lin Xi cobriu a boca com um sorriso leve. — Essas raposas que sabem de "marido" ou "câmara nupcial"? Acontece que, há tempos, um contador de histórias invadiu a floresta por engano e, batendo sua tabuleta de madeira, contou-lhes muitas anomalias e maravilhas do mundo humano, fazendo-as acreditar que escolher um marido era um divertimento esplêndido. Por isso, marcaram uma data e realizaram um banquete tão animado.
— Então, para que serve afinal essa escolha de marido da jovem senhorita?
— ... Para que este belo jovem lhe faça cafuné e escove o pelo.
Zuo Chen: — ...
Embora soubesse que aquelas raposas tinham mentes simples, jamais imaginara que fossem tão inocentes a esse ponto.
Rindo em silêncio, voltou o olhar para Hu Wen.
Nesse instante, as cordas do jovem haviam sido desamarradas. Com os olhos arregalados de confusão, ele tentara pegar sua espada, mas a arma já lhe fora retirada. Desarmado e incapaz de vencer aquele bando de monstros na base da força, só lhe restava sentar-se de pernas cruzadas no chão com cautela, fitando as raposas ao redor com desconfiança, sem saber o que pretendiam.
Logo, ele viu com os próprios olhos uma raposa vermelha puxar um pente e enfiá-lo em sua mão.
E a charmosa e encantadora senhorita raposa deu passos graciosos, saltando levemente para o colo entre suas pernas.
Ergueu a cauda.
Hu Wen: — ??
Olhou para o pente na mão, depois para a grande raposa em seu colo e, após hesitar longamente, conseguiu apenas balbuciar:
— O que você vai...
— Um marido não serve justamente para pentear o pelo de sua donzela?
Ouvindo a voz suave da jovem senhorita, os lábios de Hu Wen tremeram levemente.
Todo o seu código moral — de que um homem honrado prefere morrer a ser humilhado, de que subjugar demônios e defender o Dao era seu dever primordial — desfilou por sua mente, mas acabou por se resumir a "um homem de verdade sabe ceder quando necessário" e "nossa, como este pelo é macio".
Foi então que levantou o pequeno pente e começou a acariciar o pelo no sentido do crescimento.
A raposa branca cerrou os olhos de puro prazer, mexendo-se para a esquerda e para a direita a fim de guiar Hu Wen aos pontos que precisavam de mais atenção.
Vendo que Hu Wen começara a tarefa, as raposas ao redor irromperam em vivas e o banquete teve início oficial.
Servas com feições de raposa trouxeram frutas e vinho fermentado por macacos. Criaturas semelhantes a campo-voles foram preparadas em diversos pratos e dispostas nas bandejas, embora Zuo Chen, incapaz de tocar naquilo, tenha preferido deixá-las de lado.
As demais raposas divertiam-se alegremente. Quando a lua brilhante ascendeu ao zênite, a maioria delas já jazia exausta no chão, adormecidas onde caíam, enquanto algumas, embriagadas, esticavam as quatro patas para o céu, soltando bolhas de baba pelo focinho.
Os grandes demônios, que antes mantinham certa reserva em relação a Zuo Chen, tornaram-se calorosos após algumas tigelas de vinho, passando a tratar o Velho Burro como irmão e quase jurando lealdade eterna.
A jovem senhorita já dormia profundamente. Hu Wen largou o pente, retirou-a com todo o cuidado de seu colo e acomodou-a ao lado.
Correu a passos curtos até Zuo Chen e fez uma mesura em arco:
— Saudações, mestre taoísta.
Zuo Chen olhou para aquele jovem desafortunado e perguntou com um sorriso:
— Conhece-me?
Hu Wen sorriu amargamente:
— Sou Hu Wen, mensageiro do Rei Wei. Tinha ouvido falar da grande reputação do taoísta e saí em sua busca, mas nunca tive a oportunidade de encontrá-lo. Jamais esperei revê-lo em circunstâncias tais.
— Nunca é tarde para nos encontrarmos. — Zuo Chen ergueu uma tigela de vinho e estendeu-a a Hu Wen. — Prove primeiro este vinho de macaco; não se consegue prová-lo no mundo exterior.
Hu Wen pretendia tratar de assuntos sérios, mas ao ver a tigela oferecida, achou rude recusar. Pegou-a com ambas as mãos, levou-a aos lábios e deu um gole.
O líquido era doce e fresco, parecendo varrer instantaneamente a angústia e o cansaço que pesavam em seu peito naqueles dias.
Somente naquele momento o coração de Hu Wen se acalmou consideravelmente, e sua mente clareou.
— Muito obrigado, mestre taoísta.
— Não me agradeça. Vá agradecer ao macaco que o fabricou. — Zuo Chen acenou para ele. — Trataremos de negócios mais tarde; por ora, relaxe e aproveite o banquete.
Hu Wen assentiu e sentou-se ao lado de Zuo Chen, colhendo algumas frutas silvestres para mastigar.
Após mais um período de animação e folia, os grandes demônios também se embriagaram, dançando ao redor da fogueira junto com o burro, que agora andava sem rédeas. Caiyi jazia estatelada no chão de braços e pernas abertos, roncando profundamente enquanto soprava uma bolha de catarro pelo nariz.
Hu Wen, após beber algumas tigelas a mais de vinho, sentiu uma rara alegria.
Enquanto começava a adormecer em meio à tontura, ouviu de repente um som agudo e caótico ressoar junto ao seu ouvido.
Levou a mão à têmpora, franzindo o cenho:
— Por que isso de novo?
Bateu levemente na própria cabeça, tentando espalhar os pensamentos confusos e zumbidos que ecoavam em sua mente.
— Consegue ouvir alguns sons estranhos?
De repente, a voz de Zuo Chen soou bem perto de seu ouvido.
Hu Wen assentiu:
— Sim, tenho esse problema desde a infância. Há sempre um zumbido por perto, embora desapareça assim que saio de Youzhou. É muito estranho.
Ouvindo aquilo, Zuo Chen também apontou para a própria orelha:
— Eu também consigo ouvir esse som ao entrar em Youzhou.
— Se não me engano, deve vir do extremo norte.